Se 2021 é o ano do boom da nova era do áudio na indústria, além do crescimento do consumo de podcasts, a grande prova é a popularidade expressiva do aplicativo Clubhouse. A rede social de voz é um dos assuntos mais comentados dos últimos dias, tornando-se atualmente o aplicativo mais baixado da App Store e as buscas no Google cresceram 525% em uma semana, de acordo com informações do próprio buscador.
Com apenas 10 meses de existência, a plataforma social baseada em áudio, chegou dando o que falar. Não só pela adesão de muitos artistas e pessoas influentes no mercado, ou pelo fato de já estar valendo mais de US$ 1 bilhão de dólares. A rede mal chegou e já foi banida na China, tal qual os gigantes Facebook e Twitter, possivelmente por apresentar conteúdos não censurados pelo governo.
Com cerca de 6 milhões de usuários atualmente, a rede social conta com a presença de perfis como Elon Musk e até mesmo de Mark Zuckerberg, e aqui no Brasil, inúmeros artistas, influenciadores digitais e outras figuras públicas compartilham boas conversas sobre os mais variados temas na plataforma. E diante dessa oportunidade, o mercado musical não poderia ficar de fora!
Já existem uma série de salas abertas nas quais artistas e profissionais da música conversam sobre o mercado, além de compartilharem experiências e esclarecem assuntos complexos da indústria. O conteúdo na plataforma não fica gravado, o que dá uma sensação aos participantes de proximidade e de atenção maior ao conteúdo transmitido, além de exclusividade. Conheça alguma das iniciativas abaixo:
Artistas no ClubHouse BR
Grupo focado nos artistas, a maioria independente, contam suas experiências e a sala vira palco para talentos soltarem a sua voz. O painel é coordenado pelo cantor e empreendedor artístico Mateus Ribeiro e pela cantora e multi-artista Marília Lopes.
Os encontros acontecem todos os dias a partir das 10h da manhã e vai até às 15h. Nomes como Felipe Simas, Tico Santa Cruz, Kell Smith e Jeniffer Nascimento participaram desse painel nesta quarta-feira, dia 10 de fevereiro.
Papo de Produtor
Reunindo uma série de profissionais para um bom papo sobre produção musical e mais experiências, hoje (10) acontecerá o Papo de Produtor no Clubhouse. Para participar, clique aqui.
Direito Autoral no Funk
Coordenado por nosso time de colunistas, Renata Gomes, Cris Falcão e Flavia Tendler, a sala “Direito Autoral no Funk” promete ser um encontro imperdível para profissionais da música, não apenas do Funk, mas, de todo o mercado.
Assuntos mais complexos do mercado da música serão traduzidos de forma simples em um papo descontraído com quem é referência no assunto. Para participar, acesse aqui.
Por que ainda não está aberto ao público?
Segundo os criadores, o app não se destina a ser exclusivo; apenas não está pronto para enviar a versão de lançamento geral ainda. Eles listam duas razões para isso:
Em primeiro lugar, a empresa explica que é importante aumentar as comunidades lentamente, em vez de aumentar a base de usuários da noite para o dia 10x. Isso ajuda a garantir que as coisas não quebrem, mantém a composição da comunidade diversa e permite ajustar o produto conforme ele cresce.
Em segundo lugar, por ser uma equipe pequena, eles ainda não terminaram de construir os recursos que os permitirão lidar com mais pessoas. “No momento, nós dois somos os únicos funcionários em tempo integral. Nós nos beneficiamos do suporte de muitos e estamos contratando ativamente. Mas, entre o dimensionamento da infraestrutura, o desenvolvimento de recursos, a coleta de feedback do produto e a construção geral da empresa, não houve muitas horas livres no dia. Além disso, temos quatro crianças entre nós pulando em nossos teclados enquanto digitamos”, revelam bem humorados.
Saiba mais detalhes sobre a plataforma clicando aqui.