O batidão do funk brasileiro somado ao tempero da música latina misturado à ‘fritação’ de várias vertentes da música eletrônica. É assim o som da DJ paranaense Clementaum. Quem já viu um set dela ao vivo diz que é uma experiência transcendental. Ela, que já esteve em um álbum de remixes de Pabllo Vittar e que já teve uma música sua tocada no pré-show de Beyoncé, é mais uma aposta da parceria entre o POPline e a Billboard Brasil em fomento à cena musical preta.
LEIA MAIS:
- POPline e Billboard Brasil se unem para fomentar a música preta
- NIZZ exalta brasilidade e vida em São Paulo em seu autodenominado pop urbano
- Afrocidade faz ecoar pela percussão as vivências da periferia e do povo preto
Clementaum é a persona das pistas de Gabriella Clemente, natural de São José dos Pinhais, no Paraná. A jovem decidiu engatar na carreira de DJ em 2017 e, de lá pra cá, ela veio cavando seu espaço e se tornando um dos maiores nomes da cena. Dona de um som plural e diverso e de um set enérgico, que também agrega elementos da cultura ballroom, Clementaum rouba a cena pelos eventos por onde passa.
Ela, que também se aventura na produção musical, lançou sua primeira música de trabalho em 2020, ao início da pandemia, sob o título de “sempre amour – gigi Bibi Badydoll, que despontou no Spotify Global esse ano com o hit “Automotivo Bibi Fogosa”; “+ AÇÃUM”, com o duo eletrônico Cyberkills; e “Tezaum”, com a cantora e compositora Siamese.
LEIA MAIS:
- Anderson Neiff usa do humor e da influência para dar visibilidade ao brega funk
- Trio Os Garotin conquista Caetano Veloso e pode ser grande aposta do pop nacional
- Ludmilla defende ação para dar visibilidade a artistas pretos brasileiros
Ao longo do tempo, Clementaum foi chamando atenção de artistas grandes da cena nacional, a exemplo de Pabllo Vittar. A DJ, inclusive, assina um dos remixes presentes no último álbum da drag queen, o “AFTER” (2023). Ela foi convidada para dar seu toque em “AMEIANOITE”, parceria de Pabllo e Gloria Groove.
Uma outra conquista para a carreira da DJ foi ter uma música sua tocada em um pré-show da “RENAISSANCE WORLD TOUR”, a mais recente turnê de Beyoncé. Na ocasião, o DJ responsável por aquecer o público antes da pop star entrar no palco tocou um remix feito pela brasileira.
AMIGAAAA TEU REMIX TOCANDO NO SHOW DA BEYONCE @CLEMENTAUM pic.twitter.com/r6cMroB7mL
— GDZ (@gbrldiniz) July 16, 2023
Clementaum, que tem uma agenda lotada de shows com sets pelos quatro cantos do país, tocou no festival Rock The Mountain, em Itaipava, no Rio de Janeiro, no mês passado. Na ocasião, ela e Karol Conká deram uma primeira palinha de uma parceria que está no forno que reflete sobre as vivências das duas.
A DJ, que contabiliza 54,2 mil ouvintes mensais no Spotify, também registra crescimento nas plataformas de streaming. Recentemente, ela celebrou o montante de 1,5 milhão de streams conquistados ao longo desse ano apenas no Spotify, e o ganho de 22 mil novos ouvintes na plataforma.
POPline e Billboard Brasil se unem para fomentar a música preta
Ao longo deste fim de ano, uma colaboração inédita está em curso entre POPline e Billboard Brasil, dois dos principais catalisadores de música do país, unindo forças para destacar e celebrar artistas negros do cenário musical nacional. A iniciativa não se restringe ao emblemático 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, mas se estende até o fim de 2023. Publicaremos, semanalmente, perfis de artistas em ascensão, em nossas redes sociais.
Num gesto inovador, as redações desses veículos de renome se unem em colaboração para criar uma lista especial com 12 artistas negros. Essa seleção exclusiva será compartilhada nas redes sociais em um formato de carrossel, simbolizando uma colaboração entre os próprios veículos e os artistas destacados. Essa abordagem criativa e visionária busca amplificar e celebrar os talentos negros de maneira autêntica, promovendo uma experiência única de descoberta e reconhecimento.