in ,

Chromatica: o que ainda esperar desta era de Lady Gaga?

Os little monsters estão em festa e a razão é o aniversário do último álbum de estúdio de Lady Gaga, o aclamado “Chromatica”. No dia 29 de maio de 2020, a cantora apresentou aos seus fãs o seu novo planeta através de um projeto de produzido por Bloodpop, com influências na sonoridade pop dos anos 90, embalada pela house music, o synth pop e a dance music.

Produtor de Lady Gaga revela como foram criadas músicas do "Chromatica"
(Foto: Divulgação)

As participações de Ariana Grande, BLACKP!NK e Elton John não só agradaram os ouvintes do álbum como também representaram o projeto nas rádios e paradas com os singles “Sour Candy“, com o grupo sul-coreano, e “Rain On Me”, dividindo os vocais com a intérprete de “7 rings. “Stupid Love” e “911” completaram a remessa de singles da era. A parceria com Grande rendeu a Gaga o Grammy de “Melhor performance de Duo/Grupo Pop”.

Sem perder as pistas de dança de vista, Gaga encarou temas delicados como saúde mental e vulnerabilidade ao longo do projeto, que também funciona como uma mensagem de força e esperança em dias tão conturbados. Com cerca 274 mil unidades vendidas, “Chromatica” estrou no topo da Billboard 200.

A era continua?

Apesar do excelente desempenho comercial, os fãs esperavam mais divulgação do álbum depois do lançamento do clipe de “911”, em setembro de 2020. Com a dedicação da cantora para outros projetos no cinema, alguns chegaram a decretar o fim da era. Mas o cenário começou a mudar com os rumores de que o produtor do álbum, Bloodpop, estava organizando uma versão com remixes do disco, com a participação de novos artistas.

Lady Gaga desafia a gravidade para o Chromatica
Lady Gaga em Sessão de Fotos para o Chromatica

Chromatica Remix

Em abril de 2021, quando os fãs já decretavam o fim da era o produtor responsável pelo projeto foi até sua conta no twitter pedir indicações de artistas que deveriam estar em um hipotético álbum de remixes de “Chromatica”. Os fãs despejaram uma chuva de desejos nas menções de Bloodpop, que começou a seguir Pabllo Vittar neste mesmo dia.

Desde então, artistas e o próprio produtor confirmaram que estão trabalhando no projeto. Rina Sawayama, Charli XCX e Bree Runway são alguns nomes que comentaram o convite para o álbum de Gaga.

Produtor de Lady Gaga volta a falar sobre remixes de Chromatica
Pabllo Vittar e Lady Gaga juntas na versão remix de “Chromatica”?

“Chromatica Ball Tour”

É claro que os planos iniciais de Gaga incluíam uma turnê por estádios ao redor do mundo, mas, por conta da pandemia, esse desejo foi adiado. Ainda em 2020, a cantora anunciou o adiamento de sua turnê, a “Chromatica Ball Tour”, que deve acontecer a partir de julho deste ano.

Confira o comunicado completo:

“A ‘Chromatica Ball’ está oficialmente mudando para o verão de 2021! Nós estivemos trabalhando duro para decidir a forma mais segura e breve para levar esse show até vocês, mas mais importante queremos que todo mundo esteja saudável e capaz de dançar juntos nos shows como sempre fizemos. Se você já comprou um ingresso, você irá achar todas as novas informações em sua caixa de e-mail. Eu mal posso esperar para ver vocês lá! Continuem dançando em casa nesse meio tempo”, escreveu Lady Gaga.

As novas datas são as seguintes:

  • Paris, França – 25 de julho
  • Londres, Inglaterra – 30 de julho
  • Houston, EUA – 7 de agosto
  • Toronto, Canadá – 16 de agosto
  • New Jersey, EUA – 19 de agosto
  • Chicago, EUA – 27 de agosto

Alguns fãs ainda temem o cancelamento dos show na Europa devido o avanço da pandemia.

Escrito por Douglas Françoza

Power Couple: MC Mirella promete “ser má” se voltar em repescagem

Pocah, Camilla de Lucas e Luísa Sonza estarão no “Altas Horas”