Se o Instagram foi criado com o intuito de compartilhamento de fotos, isso ficou na história do aplicativo. Agora, o objetivo é entretenimento e vídeos, de acordo com publicação feita no Twitter de Adam Mosseri, Chefe do Instagram.
“No Instagram, estamos sempre tentando construir novos recursos que ajudem você a obter o máximo de sua experiência. No momento, estamos focados em quatro áreas principais: Criadores, Vídeo, Shopping e Mensagens“, diz Mosseri.
O executivo diz que em uma pesquisa, ao questionar o motivo que as pessoas utilizam o Instagram, elas afirmam que é para serem entretidas. E que atualmente há uma “séria competição”: o TikTok está enorme e o YouTube cada vez maior, e esses fatos pedem por mudanças no Instagram. Nos próximos meses o aplicativo irá experimentar o espaço que eles chamam de “recomendações”, para mostrar conteúdos no Feed em que os usuários ainda não seguem, essa versão já começou a ser testada na última semana.
No próximos dias, os “tópicos” já serão experimentados, no qual os usuários podem afirmar quais temas gostariam de ver mais ou menos no aplicativo. Mosseri diz que também haverão testes para abraçar amplamente a experiência em vídeo: full screen, imersão e entretenimento que levarão em consideração o formato para celular em primeiro lugar.
Confira a declaração do Chefe do Instagram na íntegra, abaixo:
Changes are coming to video on Instagram 📺
At Instagram we’re always trying to build new features that help you get the most out of your experience. Right now we’re focused on four key areas: Creators, Video, Shopping and Messaging. pic.twitter.com/ezFp4hfDpf
— Adam Mosseri 😷 (@mosseri) June 30, 2021
Em tempo, o tão desejado “Arraste para cima” do Instagram pode chegar para todos os usuários em breve! É que a plataforma, que sempre limitou quem pode postar links deslizantes em seus stories, iniciou um novo teste que pode ampliar essa capacidade. Nesse caso, de acordo com o The Verge, não será um toque para cima que as pessoas poderão acessar, mas sim com um adesivo de link. Saiba mais detalhes sobre essa movimentação, acessando aqui.