A CD Baby promove gratuitamente a 2ª Edição de Workshops na próxima quarta-feira (2/06), a partir das 13h, com temas que interessam a todos os artistas e profissionais da música do mercado brasileiro, em painéis com alguns dos principais executivos da indústria da música. Cada painel durará 1 hora, com 10 minutos extras ao final para interação com público. O conteúdo será transmitido no canal da distribuidora no YouTube.
A pandemia interrompeu a música ao vivo, mas a produção musical cresceu enormemente nesse período. Entre os artistas, os independentes produziram 8.5 vezes mais música do que as gravadoras e somaram mais da metade das posições do Top 200 do Spotify, de acordo com a pesquisa da ABMI que leva em consideração o ano de 2019.
O CD Baby Workshops traz cinco aulas práticas sobre como potencializar o alcance e impulsionar a carreira musical no meio digital, com painéis de títulos auto-explicativos. O evento abre com “Como colocar e monetizar sua música nos streamings”, apresentado pelo Country Manager da plataforma no país, Marcos Chomen.
“A indústria está mudando – muito rapidamente – e a música independente lidera o crescimento de streamings no mundo. Ter informações de como funciona a indústria e saber utilizar os recursos disponíveis é chave na carreira dos artistas”, diz Marcos Chomen sobre a criação do workshop.
Caco Grandino, que foi baixista do NX Zero e hoje dirige a produtora Art Intel, tratará dos “Lançamentos independentes e inteligentes” com seu sócio, Gus Alvarado. Na sequência virão executivos das principais plataformas de streaming para revelar as melhores práticas na distribuição e promoção de música digital.
Os gerentes do YouTube, Marco Tomazzoni e Mariana Martins, ministram a aula: “Como engajar seu canal do YouTube”. Pelo principal palco de áudio do mundo, o Spotify, a executiva Carolina Alzuguir, coordena a temática “Como promover e aumentar o consumo de suas músicas no Spotify”. E fechando a tarde imersiva, “Como o TikTok influencia o cenário e promove música e artistas”, será conduzido pela Head de Conteúdo do TikTok, Roberta Guimarães.
Confira a programação completa abaixo: