#Geek

“Castelo Rá-Tim-Bum”: emoção e nostalgia marcam episódio de reencontro

Foto: Nadja Kouchi (divulgação)

Depois de “Friends“, “Harry Potter” e “Um Maluco no Pedaço“, sucessos do fim dos anos 1990 e início dos anos 2000, ganharem programas de reunião, chegou a vez de um dos maiores clássicos da televisão brasileira realizar seu merecido reencontro: o “Castelo Rá-Tim-Bum“! Com a presença de Cassio Scapin (o Nino), Cinthya Rachel (a Biba), Fredy Allan (o Zequinha), Rosi Campos (a Morgana) e outros 13 intérpretes de personagens, o especial traz depoimentos, curiosidades, segredos de bastidores e muito mais; tudo cercado de nostalgia e emoção.

Siga o perfil do POPline Geek no Instagram para ficar por dentro das novidades!

LEIA MAIS:

Na companhia de Cao Hamburger, criador e diretor da série, atores e membros da equipe relembraram momentos marcantes das gravações do “Castelo Rá-Tim-Bum“.

Foto: Nadja Kouchi / divulgação

Eu lembro da primeira sensação que eu tive quando eu entrei aqui, que era que eu não queria mais sair, porque tinha cozinha, tinha uma matinha no fundo da onde vinha a Caipora, tinha uma outra sala que era uma sala de televisão, tinha essa biblioteca, que era uma biblioteca linda, altíssima, maravilhosa, a cozinha que era meu lugar que eu amava…“, conta Cassio.

Cinthya revela que seu espaço favorito era a Biblioteca. “Eu adorava! Muita gente não sabe que os livros eram de verdade! Então a gente sempre xeretava lá, encontrava umas histórias, aproveitava… eu gostava bastante“, diz.

Foto: Nadja Kouchi / divulgação

Rosi, por sua vez, assume que gostava bastante do próprio cenário. “Eu gostava muito, aliás, quando alguns dos personagens iam lá pro quarto, mas eu gostava muito quando eu vinha pra cá [saguão do Castelo]”, explica.

Um dos ambientes mais icônicos de toda a série era, sem dúvidas, o Quarto do Nino! Em tom bem-humorado, Cinthya, que também adorava o cenário, compartilhou um segredo do espaço: “diz a lenda que seu Cassio Scapin tirava altos cochilos ali!

“Uma reserva humanista dentro da cidade violenta e cinza”

Animais falantes, criaturas místicas e alienígenas, bruxos e feiticeiros. Embora possa parecer uma combinação bizarra, o “Castelo Rá-Tim-Bum” ficou conhecido por suas cores vibrantes, seus personagens carismáticos e sua áurea lúdica e educativa. “Uma reserva humanista dentro da cidade violenta e cinza. Esse foi o conceito“, definiu Cao.

Foto: Nadja Kouchi / divulgação

O processo de construção da Bruxa Morgana, por exemplo, foi direcionado pelo criador da série para que não houvessem erros de interpretação; tanto do público, quanto da atriz.

Eu falei que eu sempre gostei muito das bruxas, e ele [Cao] falou: ‘a Morgana, eu não quero que as crianças tenham medo, de jeito nenhum‘, porque como ela tem 6 mil anos, ela participou de todos os grandes eventos da história universal, então ela é uma grande contadora de histórias“, relembra Rosi.

Diferente do resto do elenco, que precisou fazer testes para seus respectivos papéis, a atriz foi convidada para participar da série. Outro que também foi escolhido a dedo foi Sérgio Mamberti, que interpretou o Doutor Victor. “Ele ganhou muita coisa com o Castelo, e o Castelo ganhou muito com ele“, conta Cao. Em setembro de 2021, Sérgio faleceu aos 82 anos em decorrência de falência múltipla de órgãos.

Sérgio Mamberti como doutor Victor em “Castelo-Rá-Tim-Bum” (1994 a 1997). (Foto: Instagram/@sergiomamberti)

Cao também orientou Pascoal da Conceição, o Doutor Abobrinha, a não ser um inimigo das crianças, pois seu objetivo maior era a compra do Castelo. “O Doutor Abobrinha é um apaixonado, como vocês, que são apaixonados pelo castelo“, explica ele. O ator, aliás, relembrou uma história bem interessante dos bastidores do programa:

Eles [Nino, Pedro, Biba e Zequinha] recebiam cartas toda semana de vocês… Todo mundo recebia carta, e eu não recebia nenhuma carta! Ficou no coração uma mágoa! E aí um dia chegou uma carta pra mim, de um menino dizendo o seguinte: ‘Doutor Abobrinha, eu quero muito ser seu filho‘. Eu achei tão bonito aquilo! ‘No dia que você comprar o Castelo, você dá pra mim?’ Juro por Deus“, relembrou Pascoal.

Foto: Nadja Kouchi / divulgação

Magia e encantamento através de gerações

Embora não tivessem ideia na época, o impacto cultural do “Castelo Rá-Tim-Bum” foi gigantesco, atravessando gerações até hoje. Aos 42 anos, Cinthya agora é mãe, e já apresentou o programa de sua vida para o filho.

Ator normalmente não se assiste, né? Só que agora eu tenho um filho, Joaquim, que tem quase 5 anos, e ele via as fotos e tal, perguntava… Eu falei ‘vou mostrar pra ele’. E foi uma loucura! Primeiro eu mostrei alguns quadros. Foi assim, como mãe… muito emocionante“, disse a atriz.

Foto: Nadja Kouchi / divulgação

Ainda que tenham se passado 26 anos desde que o último episódio da série foi ao ar, o “Castelo Rá-Tim-Bum” continua vivo na memória de milhões de crianças, que hoje já são adultos! Caso tenha dado saudade de reencontrar tais atores e personagens, não perca: o especial de reencontro vai ao ar neste sábado, dia 25 de fevereiro, às 22h na TV Cultura. Depois, ele estará disponível na internet a partir de domingo (26), no canal do YouTube de Oreo.

Destaques

#Internacional

Jisoo, do BLACKPINK, é a protagonista da série de zumbis "Newtopia", que estreará na plataforma Prime Video.

#Geek

Lisa faz sua estreia como atriz no trailer da 3ª temporada de "The White Lotus", que já tem data de estreia na HBO e...

#Geek

Rosé faz par romântico com o ator Evan Mock no clipe de "toxic till the end". Saiba mais sobre o escolhido pelo ídolo do...

Copyright © 2006-2024 POPline Produções Artísticas & Comunicações LTDA.

Sair da versão mobile