Anitta rompeu o contrato com a Warner e não demorou muito tempo para ela arrumar uma casa nova. A cantora assinou contrato com a Republic Records em parceria com a Universal Music Latin Entertainment, gravadora representada pela Universal Music no Brasil. Ou seja, “três gravadoras” dentro de um mesmo grupo, o Universal Music Group, estão gerindo a carreira da artista.
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Aposto que você deve tá se perguntando por que uma artista do porte da Anitta saiu de uma gravadora e foi para outra! Mas, e se ao invés de especular essa decisão da artista, que tal a entender como funciona a dinâmica do mercado da música?
A dinâmica do ecossistema do mercado da música mudou com a inserção do digital. Ele ampliou e renovou os rumos da indústria. O mercado que era de poucos, hoje é de muitos. Isso aconteceu a partir da possibilidade da autogestão, a diversidade de plataformas e informações disponíveis, etc…
Por conta do novo cenário do mercado da música, uma gravadora, lugar onde um artista é gerenciado, acabou adotando métodos de trabalho cada vez mais flexíveis.
Mas, você sabe quais são as funções de uma gravadora?
A gravadora atua como parceira para ajudar os artistas a alcançarem o sucesso comercial e criativo. Por isso, fornece uma ampla rede de pessoas criativas e de apoio que nutrem e desenvolvem artistas, ajudando-os a se conectarem com os fãs de várias maneiras, a cada passo da sua jornada musical.
Entre as áreas estão: Renda Indireta, com a venda e licenciamento de produtos; Artístico & Repertório; Assuntos Legais, Direitos Autorais e de Negócios; Área Comercial; Marketing; Sincronização e marca (o chamado Sync/Brand); Produção de vídeo; criação; publicidade e assessoria de imprensa; promoção; data insights e catálogo…Ufa!
Então, de uma forma geral, a gravadora é responsável principalmente pelos lançamentos, ou seja, pelas gravações em si. No entanto, obviamente, tudo depende do tipo de contrato que um artista assina na hora de entrar no casting de uma companhia.
Por exemplo, voltando para a Anitta, ela assinou com a Republic Records, que é um selo estadunidense que pertence ao Universal Music Group. Como é interessante para a carreira da artista continuar presente no mercado latino-americano, provavelmente, o contrato dela com a Republic se estende a Universal Music Latin Entertainment, braço do UMG na região.
E, é claro, o Brasil não podia ficar de fora. Provavelmente, a Universal Music Brasil também está atuando junto a Republic e a Universal Music Latin para pensar conjuntamente no planejamento estratégico da artista.
No mercado de Kpop, por exemplo, é comum artistas terem gravadoras e distribuidoras por território. Essa estratégia ajuda muito na internacionalização de artistas coreanos para o mundo inteiro, principalmente no mercado ocidental.
Já a editora na qual Anitta vincula as suas obras musicais é a Sony Music Publishing. Mas, sobre edição, a gente fala outra hora!