banner com link para rádio globo
(Foto: SRZD)
in ,

Carnaval SP: Conheça os enredos e sambas das escolas do Grupo Especial deste sábado

Vai-Vai, Gaviões da Fiel, Mocidade Alegre, Águia de Ouro, Barroca Zona Sul, Rosas de Ouro e Império de Casa Verde desfilam neste 2º dia

A segunda e última noite dos desfiles do Grupo Especial de São Paulo acontece neste sábado (23)! POPline já separou todos os detalhes das primeiras apresentações, agora é só se preparar para a chegada das sete escolas restantes no Sambódromo do Anhembi. Quem será que vai vencer a disputa do Carnaval 2022?

(Foto: Site Tudo Timão)

Neste ano os desfiles do São Paulo acontecem simultaneamente com os de Rio de Janeiro. Caso você more em São Paulo, a TV Globo abrirá a transmissão logo após o BBB22. Mas o Globoplay estará com o sinal aberto para não-assinantes de todo o Brasil a partir das 21h. Então já anota aí o horário certinho das apresentações de suas escolas paulistanas favoritas! Confira:

Leia mais:

Vai-Vai

A Vai-Vai voltou ao Grupo Especial após ser campeã do Acesso em 2020 e foi escolhida para iniciar a noite de desfiles às 22h30. Neste ano, sob o comando do carnavalesco Chico Spinosa, a agremiação fará uma homenagem aos povos africanos com o enredo “Sankofa! Volte e pegue, Vai-Vai”. Sankofa é um ideograma com origem em provérbios africanos de um pássaro com a cabeça voltada para trás, que representa a volta ao passado para adquirir conhecimento para a construção de um futuro melhor.

Gaviões da Fiel

O desfile da Gaviões da Fiel às 23h35 promete bastante! O samba da escola, intitulado “Basta”, fala sobre desigualdade social. Segundo os carnavalescos Paulo Barros e Zilkson Reis, a sociedade é desigual e injusta e seu samba aborda as diversas facetas dessa divisão. A escravidão também é um dos assuntos citados no enredo, que discute o papel dos senhores de engenho que enriqueceram através do trabalho de homens e mulheres escravizados.

Leia mais:

Mocidade Alegre

A Mocidade Alegre irá homenagear Clementina de Jesus com o samba-enredo “Quelémentina, Cadê Você?”. A escola irá explorar a figura da cantora, segundo o carnavalesco Edson Pereira. A artista estreou profissionalmente nos palcos em dezembro de 1964, ganhando projeção a partir do espetáculo coletivo “Rosa de Ouro” (1965), idealizado por Hermínio Bello de Carvalho, e das performances lendárias nas rodas de samba abertas às segundas-feiras no palco do Teatro Opinião. O desfile está previsto para iniciar 00h40.

Águia de Ouro

Campeã do carnaval de 2020, a Águia de Ouro fará uma homenagem à cultura afro-brasileira por volta da 01h45. O enredo do carnavalesco Sidnei França promete verdadeiro afoxé de exaltação à diversidade étnica, ode à pluralidade cultural e manifesto contra a intolerância religiosa.

Leia mais:

Barroca Zona Sul

A Barroca Zona Sul será a quinta agremiação a desfilar no segundo dia de desfiles no Sambódromo do Anhembi às 02h50. Neste ano, a escola vai homenagear Zé Pelintra, uma das mais importantes entidades de cultos afro-brasileiros e uma espécie de transcrição arquetípica do “malandro”, mas sem o cunho negativo. O samba da Barroca foi batizado de “A evolução está na sua fé… Saravá Seu Zé”. Rodrigo Meiners de Oliveira é o carnavalesco.

Rosas de Ouro

A Rosas de Ouro é uma das últimas escolas dos Grupo Especial a entrar na avenida. O desfile será na madrugada e deve começar às 3h55. “Cura” é o tema escolhido, de acordo com o carnavalesco Paulo Menezes, e o enredo da escola fala sobre rituais e caminhos para curar todos os males através da fé, da magia, da ciência e, claro, do samba.

Império de Casa Verde

Por fim, às 5h, chega a Império de Casa Verde. O samba-enredo da escola da região central da capital será “O Poder da Comunicação – Império, o Mensageiro das Emoções”. Segundo os carnavalescos Mauro Quintaes e Leandro Barboza, ele vai retratar e contar que a “comunicação é a troca de emoção. A comunicação une o homem e evolução em proclame inventivo. Está no ar, a própria história da humanidade”.

Curtiu esta matéria? Leia mais conteúdos do Oh My God! by POPline. Tem listas, curiosidades, virais, celebs, k-pop, reality shows e muito mais sobre cultura pop!

Escrito por Carolina Stramasso

Carnaval RJ: Conheça os enredos e sambas das escolas do Grupo Especial deste sábado

Carnaval RJ: veja as Rainhas de Bateria que desfilarão na Sapucaí neste sábado