A segunda e última noite dos desfiles do Grupo Especial de São Paulo acontece neste sábado (23)! O POPline já separou todos os detalhes das primeiras apresentações, agora é só se preparar para a chegada das sete escolas restantes no Sambódromo do Anhembi. Quem será que vai vencer a disputa do Carnaval 2022?
Neste ano os desfiles do São Paulo acontecem simultaneamente com os de Rio de Janeiro. Caso você more em São Paulo, a TV Globo abrirá a transmissão logo após o BBB22. Mas o Globoplay estará com o sinal aberto para não-assinantes de todo o Brasil a partir das 21h. Então já anota aí o horário certinho das apresentações de suas escolas paulistanas favoritas! Confira:
Leia mais:
- Carnaval RJ: veja as Rainhas de Bateria que desfilarão na Sapucaí nesta sexta-feira
- Carnaval SP: Veja as Rainhas de Bateria que desfilarão nesta sexta
- Now United: Any Gabrielly e Noah Urrea desembarcam no Brasil para o Carnaval
Vai-Vai
A Vai-Vai voltou ao Grupo Especial após ser campeã do Acesso em 2020 e foi escolhida para iniciar a noite de desfiles às 22h30. Neste ano, sob o comando do carnavalesco Chico Spinosa, a agremiação fará uma homenagem aos povos africanos com o enredo “Sankofa! Volte e pegue, Vai-Vai”. Sankofa é um ideograma com origem em provérbios africanos de um pássaro com a cabeça voltada para trás, que representa a volta ao passado para adquirir conhecimento para a construção de um futuro melhor.
Gaviões da Fiel
O desfile da Gaviões da Fiel às 23h35 promete bastante! O samba da escola, intitulado “Basta”, fala sobre desigualdade social. Segundo os carnavalescos Paulo Barros e Zilkson Reis, a sociedade é desigual e injusta e seu samba aborda as diversas facetas dessa divisão. A escravidão também é um dos assuntos citados no enredo, que discute o papel dos senhores de engenho que enriqueceram através do trabalho de homens e mulheres escravizados.
Leia mais:
- Ex-BBBs estreiam no Carnaval do RJ em desfile da Império Serrano
- Carnaval RJ: Acidente na Sapucaí interrompe desfiles da Série Ouro
- Web se revolta com elitismo de Gabriela Prioli no Carnaval
Mocidade Alegre
A Mocidade Alegre irá homenagear Clementina de Jesus com o samba-enredo “Quelémentina, Cadê Você?”. A escola irá explorar a figura da cantora, segundo o carnavalesco Edson Pereira. A artista estreou profissionalmente nos palcos em dezembro de 1964, ganhando projeção a partir do espetáculo coletivo “Rosa de Ouro” (1965), idealizado por Hermínio Bello de Carvalho, e das performances lendárias nas rodas de samba abertas às segundas-feiras no palco do Teatro Opinião. O desfile está previsto para iniciar 00h40.
Águia de Ouro
Campeã do carnaval de 2020, a Águia de Ouro fará uma homenagem à cultura afro-brasileira por volta da 01h45. O enredo do carnavalesco Sidnei França promete verdadeiro afoxé de exaltação à diversidade étnica, ode à pluralidade cultural e manifesto contra a intolerância religiosa.
Leia mais:
- Após críticas, Gabi Martins mostra preparação para o Carnaval com aulas de samba
- Anitta troca evento no Carnaval por presença no Met Gala
- Além do samba: Diogo Nogueira, Mumuzinho e Matheus Fernandes são atrações do Carnaval 2022
Barroca Zona Sul
A Barroca Zona Sul será a quinta agremiação a desfilar no segundo dia de desfiles no Sambódromo do Anhembi às 02h50. Neste ano, a escola vai homenagear Zé Pelintra, uma das mais importantes entidades de cultos afro-brasileiros e uma espécie de transcrição arquetípica do “malandro”, mas sem o cunho negativo. O samba da Barroca foi batizado de “A evolução está na sua fé… Saravá Seu Zé”. Rodrigo Meiners de Oliveira é o carnavalesco.
Rosas de Ouro
A Rosas de Ouro é uma das últimas escolas dos Grupo Especial a entrar na avenida. O desfile será na madrugada e deve começar às 3h55. “Cura” é o tema escolhido, de acordo com o carnavalesco Paulo Menezes, e o enredo da escola fala sobre rituais e caminhos para curar todos os males através da fé, da magia, da ciência e, claro, do samba.
Império de Casa Verde
Por fim, às 5h, chega a Império de Casa Verde. O samba-enredo da escola da região central da capital será “O Poder da Comunicação – Império, o Mensageiro das Emoções”. Segundo os carnavalescos Mauro Quintaes e Leandro Barboza, ele vai retratar e contar que a “comunicação é a troca de emoção. A comunicação une o homem e evolução em proclame inventivo. Está no ar, a própria história da humanidade”.