Começa nesta quarta-feira (20) o tão esperado Carnaval do Rio de Janeiro! A partir das 21h, diretamente da Marquês de Sapucaí, as agremiações da Série Ouro abrem a primeira noite de apresentações. Ao todo, serão quinze escolas desfilando em dois dias. Mas apenas a campeã terá o privilégio de desfilar no Grupo Especial em 2023. Já sabe como acompanhar?
Leia mais:
- Carnaval RJ: Confira spoilers do desfile em homenagem à Paulo Gustavo
- Carnaval RJ: veja as Rainhas de Bateria que desfilarão na Sapucaí nesta sexta-feira
- Carnaval RJ: veja as Rainhas de Bateria que desfilarão na Sapucaí neste sábado
Diferente do Grupo Especial, a transmissão da Série Ouro será um pouquinho diferente! O sinal estará aberto para o Brasil inteiro no Globoplay a partir das 21h, horário de início dos desfiles. Já na TV, a Globo transmitirá — apenas para o Rio de Janeiro — a partir de 00h05, logo após o BBB22.
A seguir, confira a ordem de apresentação das sete escolas que abrirão o primeiro dia da Série Ouro nesta quarta-feira (20):
Em Cima da Hora
Quem começa é Em Cima da Hora, às 21h, com o enredo “33 – Destino Dom Pedro II” uma reedição do Carnaval de 1984, que fala sobre a linha de trem que saía de Japeri rumo à Central do Brasil. Segundo o carnavalesco Marco Antônio Falleiro, o remake será uma “viagem de sonho, fantasia, ilusão e esperança”.
Acadêmicos do Cubango
Neste ano a Acadêmicos do Cubango contará a história da atriz Chica Xavier, que atuou em mais de 50 novelas na televisão e estreou no Theatro Municipal do Rio de Janeiro em 1956, na peça “Orfeu da Conceição”, de Vinícius de Moraes. O carnavalesco João Vítor Araújo espera que o desfile, previsto para começar entre 21h45 e 21h55, emocione o público.
Unidos da Ponte
Unidos da Ponte vem na sequência, entre 22h30 e 22h50, com o enredo “Santa Dulce Dos Pobres – o Anjo Bom da Bahia”, desenvolvido pelos Rodrigo Marques e Guilherme Diniz — que também é o carnavalesco da escola — para contar a história da santa e apresentar seu legado de obras sociais.
Leia mais:
- Teresa Cristina é a 1ª mulher a cantar a vinheta de Carnaval da Globo
- Além de Natália, mais 3 ex-BBBs desfilarão no Carnaval do RJ!
- Anitta troca evento no Carnaval por presença no Met Gala
Porto da Pedra
Já a Porto da Pedra vai trazer, entre 23h15 e 23h45, o enredo “O Caçador que traz Alegrias” para homenagear Mãe Stella de Oxóssi, escritora e ialorixá que lutou pelo respeito ao candomblé. Este, segundo a carnavalesca Annik Salmon, é o primeiro enredo afro da escola.
União da Ilha
Com o enredo “O vendedor de orações”, a União da Ilha escolheu exaltar a fé por Nossa Senhora Aparecida. O experiente carnavalesco Cahê Rodrigues, que assina o desfile, afirmou que a expectativa é de título em 2022. A escola de samba se apresentará entre 0h e 0h40.
Leia mais:
- Após críticas, Gabi Martins mostra preparação para o Carnaval com aulas de samba
- Além do samba: Diogo Nogueira, Mumuzinho e Matheus Fernandes são atrações do Carnaval 2022
- Carnaval SP: Gaviões da Fiel fará sátira com ‘Bolsonaro gay’
Unidos de Bangu
Sexta a desfilar entre 0h45 e 1h35, a Unidos de Bangu traz o enredo “Deu Castor na cabeça”. O carnavalesco Marcus Paulo explicou que a escola homenageará o bicheiro Castor de Andrade, entrelaçando a vida do patrono do Carnaval e do futebol com a história do bairro da Zona Oeste e do Bangu Atlético Clube.
Acadêmicos do Sossego
A Acadêmicos do Sossego fecha o primeiro dia de desfile entre 1h30 e 2h30 com o enredo “Visões Xamânicas”. O carnavalesco André Rodrigues criou um pajé que conduzirá o público por meio de suas visões e encontros com ancestrais. Haverá destruição de terra e profecias indígenas na apresentação e no fim a escola promete oferecer caminhos para consertar o planeta.