Depois de tanta espera, começa nesta sexta-feira (22) os desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro! A partir das 22h, diretamente da Marquês de Sapucaí, seis agremiações abrem a primeira noite de apresentações do Carnaval 2022. Saiba o que esperar!
Leia mais:
- Carnaval RJ: veja as Rainhas de Bateria que desfilarão na Sapucaí nesta sexta-feira
- Carnaval SP: Veja as Rainhas de Bateria que desfilarão nesta sexta
- Now United: Any Gabrielly e Noah Urrea desembarcam no Brasil para o Carnaval
Neste ano os desfiles do Rio de Janeiro acontecem simultaneamente com os de São Paulo. Caso você more em qualquer lugar do Brasil (exceto São Paulo), a TV Globo abrirá a transmissão logo após o BBB22. Mas o Globoplay estará com o sinal aberto para não-assinantes a partir das 21h. Então já anota aí o horário certinho das apresentações de suas escolas cariocas favoritas! Confira:
Imperatriz Leopoldinense
A Imperatriz Leopoldinense abrirá os desfiles às 22h com uma homenagem ao carnavalesco Arlindo Rodrigues. A escola lembrará esse e outros grandes enredos de Arlindo, como também o trabalho em outras artes, como a televisão e o teatro. A carnavalesca responsável é Rosa Magalhães, que foi sua aluna na Escola de Belas Artes.
Mangueira
Depois, a partir das 23h, chegará a Mangueira para relembrar o passado e reverenciar os baluartes Cartola, Jamelão e Delegado. O carnavalesco Leandro Vieira promete um desfile carregado no verde e rosa para o enredo “Angenor, José & Laurindo”. O primeiro, um dos fundadores da agremiação e exímio compositor; o segundo, o maior intérprete das Escolas de Samba; o terceiro, lendário mestre-sala que só recebeu nota máxima pela agremiação.
Leia mais:
- Ex-BBBs estreiam no Carnaval do RJ em desfile da Império Serrano
- Carnaval RJ: Acidente na Sapucaí interrompe desfiles da Série Ouro
- Web se revolta com elitismo de Gabriela Prioli no Carnaval
Acadêmicos do Salgueiro
Terceira escola a desfilar, entre 00h e 00h20, o Salgueiro apresentará o enredo “Resistência”, retratando lugares importantes do Rio de Janeiro que ficaram marcados como pontos da cultura negra na cidade, como Praça 11, Saúde, Gamboa, Santo Cristo. De acordo com o carnavalesco Alex de Souza, o próprio Morro do Salgueiro é um espaço de resistência destacado pelo enredo.
São Clemente
A São Clemente homenageará Paulo Gustavo, icônico humorista brasileiro que morreu em maio de 2021 após contrair Covid-19. O enredo “Minha vida é uma peça”, de acordo com o carnavalesco Tiago Martins, conta a vida do niteroiense, desde a infância e juventude em Icaraí, de onde ele partiu para empreender sua intensa e vitoriosa carreira artística. O desfile, previsto para começar entre 01h00 e 01h30, imaginará como Paulo chegou ao Céu e listará sucessos nas telas e nos palcos.
Leia mais:
- Após críticas, Gabi Martins mostra preparação para o Carnaval com aulas de samba
- Anitta troca evento no Carnaval por presença no Met Gala
- Além do samba: Diogo Nogueira, Mumuzinho e Matheus Fernandes são atrações do Carnaval 2022
Viradouro
A apresentação da Unidos do Viradouro deve começar entre 2h e 2h40. A escola, que busca o bicampeonato, vai festejar a volta da folia após dois anos e fazer uma declaração de amor ao Carnaval com o enredo “Não há tristeza que possa suportar tanta Alegria”. A Vermelha e Branca de Niterói traçará paralelos entre a pandemia de Covid-19 e o Carnaval de 1919, que aconteceu após a gripe espanhola, disseram os carnavalescos Marcus Ferreira e Tarcísio Zanon.
Beija-Flor
Por fim, a Beija-Flor fechará o primeiro dia do Grupo Especial entre 03h00 e 03h50. A Azul e Branca de Nilópolis propõe um resgate de personagens pretos e de seus feitos de grande importância para a sociedade com “Empretecer o pensamento é ouvir da voz da Beija-Flor”. O enredo, segundo o carnavalesco Alexandre Louzada, é a proposta de um retorno às origens da civilização para que as pessoas possam ter noção da origem brilhante que o povo preto teve e que foi apagada pela colonização europeia.