A Prefeitura de Salvador anunciou que tem a expectativa de que o carnaval da capital baiana movimente cerca de R$ 2 bilhões na economia da cidade. Ainda segundo informações da gestão municipal veiculadas pelo G1 Bahia, a previsão é que mais de 800 mil turistas visitem a cidade durante a folia.
Leia Mais:
- Carnaval: Ivete Sangalo vai comandar 2º dia de Pipoca em Salvador
- Saulo transforma ensaio de carnaval em evento 100% beneficente
- “Palco Rua” do Festival de Verão Salvador promove atrações locais e recebe retorno positivo do público
- Entrevista: ‘Salvador funciona para além do verão’, diz Ismael Fagundes, do Afropunk
- Beyoncé no Brasil: IDW é a agência que assina produção do Club Renaissance em Salvador
De acordo com a Prefeitura de Salvador, há a possibilidade de que a taxa de ocupação dos hotéis chegue a 96,5% durante o período. Neste ano, houve aumento de 20% de recadastramento dos blocos tradicionais, em relação ao ano passado, aponta a análise do G1 Bahia.
O presidente da Saltur, Isaac Edington, destacou a movimentação da economia na capital baiana por causa do carnaval.
“O setor do turismo e do entretenimento, que envolve o carnaval, alimenta mais de 60 setores econômicos. Toda essa indústria criativa, movimenta mais empregos que a construção civil, que é grande demandado de empresas no Brasil”, afirmou Isaac Edington.
Circuitos do Carnaval terão reforço de 5 mil pontos de iluminação em LED
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) vai intensificar as vistorias aos camarotes e praticáveis instalados nos circuitos do Carnaval. Na terça-feira (16), a Operação Pré-Carnaval, composta por agentes do órgão, fiscalizou estruturas do Circuito Dodô (Barra/Ondina), na região do Clube Espanhol.
De acordo com o diretor de fiscalização da Sedur, Antonio Lins, essas vistorias acontecem como forma de garantir a segurança dos operários que atuam na montagem e também dos pedestres que transitam perto dessas áreas. “Nossa função maior é minimizar o impacto das estruturas frente aos munícipes. Toda a estrutura, quando é montada, é previamente fiscalizada e tiramos fotos para registro e avaliação, porque há o impacto em vias públicas”.
Segundo Lins, nas vistorias anteriores, a fiscalização encontrou pequenas irregularidades. Por isso, neste momento, além de observar se as notificações foram sanadas, a Sedur verifica se, ao longo do tempo, entre as novas estruturas levantadas, existem novas irregularidades. As notificações mais emitidas alertam acerca das bases das estruturas, que precisam estar sólidas, e aterramento, referente à eletricidade.
“Caso haja recorrência na notificação, pode haver multa e interdição do espaço. Como o Carnaval está próximo, o prazo dado é de cinco dias para sanar as notificações”, lembrou Lins.
Balanço Carnaval 2024
Até o momento, 16 camarotes e praticáveis solicitaram autorização de montagem e funcionamento à Sedur. Durante a ação, os técnicos do órgão inspecionam a instalação das estruturas, orientando os responsáveis sobre os horários de carga e descarga de materiais e equipamentos, a não-ocupação dos espaços públicos, além da obrigatoriedade da recomposição de possíveis áreas danificadas em decorrência da montagem.
Os fiscais também alertam para a necessidade de uma série de critérios essenciais para o funcionamento das estruturas, como os equipamentos de proteção contra incêndio, se o sistema de aterramento foi efetuado de forma adequada, rota de fuga, e itens como sinalizadores, balizadores e extintores. Caso o cidadão verifique alguma irregularidade nas montagens, as denúncias podem ser realizadas através do Fala Salvador 156 e do aplicativo Sonora Salvador.