A Caixa Econômica Federal retomou os patrocínios de projetos culturais. O edital para seleção dos projetos foi lançado na quinta-feira (27). Serão investidos R$ 30 milhões neste ano.
Os patrocínios de projetos culturais foram suspensos durante o governo de Jair Bolsonaro, sendo o último edital lançado em 2018. A Caixa tem a expectativa receber entre 7 mil e 10 mil propostas de projetos. Poderão participar produtores de todo o país nos segmentos de artes visuais, cinema, dança, música e teatro. Os candidatos têm até 31 de maio para se inscrever, acesse aqui.
Leia Mais:
- Por que o PL das Fake News é do interesse de Marisa Monte e outros artistas?
- PIB da economia da cultura e das indústrias criativas supera o da indústria automobilística, aponta estudo
- Ministério da Cultura volta a receber projetos da Lei Rouanet; confira as novidades
Com a seleção, será retomado o apoio do banco à produção artística e cultural, para formar a programação do período de setembro de 2023 a março de 2024 das sete unidades da Caixa Cultural, nas cidades de Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo
“Há mais de 40 anos, a Caixa Cultural estimula a cultura popular, fomenta a diversidade e patrocina os mais diversos eventos. Voltamos a investir nos projetos, reaquecendo o mercado cultural, apoiando uma programação plural e, com isso, valorizando nossa tradição e história. A promoção do acesso à cultura é uma ação de preservação da identidade dos brasileiros, e estamos resgatando esse valor tão importante para o país”, ressalta Maria Rita Serrano, presidenta da Caixa.
Como vai funcionar?
Cada candidato, de qualquer localidade do país, pode inscrever até 10 projetos, independentemente do segmento a que pertençam ou de haver itinerância para cada um deles. Serão consideradas somente as inscrições com preenchimento completo, finalizadas e enviadas no prazo.
Além disso, a inscrição deve ser feita por pessoa jurídica ou por microempreendedor individual (MEI), cuja natureza/objeto social seja de finalidade cultural. A relação dos projetos selecionados será divulgada até julho de 2023 no site da Caixa Cultural, clique aqui.