O BTS está completamente livre do serviço militar após a dispensa de SUGA, que aconteceu no último sábado (21). Entre suas funções no exército, o artista se dedicou ao trabalho social e parece ter se encantado por tudo que fez por lá. Hoje (23), SUGA confirmou que segue engajado em causas sociais e fez uma doação milionária para um hospital que irá construir um centro de tratamento para pacientes autistas.
LEIA MAIS
- Pagaria? Loja oficial do BTS em SP tem xícaras de R$ 599 e bolsa de R$ 1699
- Comeback do BTS: mídia coreana revela planos para 2026
- BTS: Veja a tradução da mensagem da Big Hit sobre a dispensa de SUGA do serviço social
- BTS se reúne no palco pela primeira vez em anos: veja vídeos

Foto: Divulgação
Nesta segunda-feira (23), o Hospital Severance anunciou a criação de um centro de tratamento especializado para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em parceria com SUGA. O complexo médico foi batizado como Centro de Tratamento Min Yoongi e irá ofertar terapias de linguagem, psicológicas e comportamentais, além de programas de cuidados clínicos e saúde mental.
Esta não é a primeira vez que o membro do BTS se envolve com filantropia. Ao longo de sua carreira, SUGA se dedicou a diversos projetos voltados para depressão juvenil. Em novembro de 2024, ele iniciou as conversas com o professor Chun Geun-ah, um dos principais psiquiatras infantis do Hospital Severance, e juntos reconheceram a necessidade de abordagens personalizadas e de longo prazo no tratamento de pessoas com TEA.
Hoje, SUGA realizou a maior doação já feita por um artista para o hospital, com a quantia de 5 bilhões de wons (moeda da Coreia do Sul), o equivalente a cerca de 3,6 milhões de dólares norte-americanos.

Foto: Divulgação
Como é o projeto desenvolvido por SUGA?
Entre o final de 2023 e o início de 2024, SUGA e o professor Chun trabalharam juntos no desenvolvimento de um programa para os pacientes com TEA, baseado em talentos musicais, chamado MIND. O mesmo é destinado para crianças e adolescentes e já se provou eficaz em ajudar crianças não verbais ou com limitações na fala a desenvolverem habilidades sociais.
“Nos últimos sete meses trabalhando com o Professor Chun, percebi o quão poderosa a música pode ser como ferramenta para expressar emoções e se conectar com o mundo. Tem sido uma bênção participar do processo de tratamento de crianças com TEA. Continuarei apoiando iniciativas que ajudem mais crianças a se tornarem parte da nossa comunidade,” disse SUGA.

Foto: Divulgação
A sigla MIND refere-se a:
- Música – Promovendo a interação por meio de experiências musicais e sensoriais
- Interação – Facilitando a comunicação e a construção de vínculos
- Network – Aprendendo dinâmicas sociais em um ambiente comunitário
- Diversidade – Valorizando a individualidade e promovendo a integração social
O programa MIND envolve atividades com instrumentos musicais, canto, composição e como expressar sentimentos através dessas ferramentas. SUGA participou pessoalmente de algumas sessões, ajudando crianças e até mesmo ensinando alguns deles a tocar instrumentos.
No futuro, o Centro de Tratamento Min Yoongi planeja expandir o projeto MIND, desenvolver um modelo de terapia sustentável baseado em música e treinar profissionais que irão manter a qualidade do programa ao longo do tempo. As construções serão finalizadas em setembro.
