O BTS está lançando músicas em inglês desde o ano passado. Isso permite que o grupo ainda seja enquadrado na prateleira de K-Pop? O integrante RM tratou do assunto, em entrevista para a revista Rolling Stone do Japão. Ele acredita que o BTS, hoje em dia, é um gênero musical próprio.
“O gênero chamado K-Pop está se expandindo a uma velocidade tremenda. Por exemplo, alguns dos chamados grupos de K-Pop na Europa, na Índia e na China, são formados apenas por estrangeiros. Mesmo não havendo membros coreanos, estão fazendo coisas parecidas com K-Pop, como mudar a parte do canto. O BTS também está crescendo rapidamente. E agora, a gama de K-Pop se expandiu consideravelmente. Alguns podem dizer que K-Pop é um coreano cantando músicas coreanas. Certamente isso é K-Pop. Mas e quanto a ‘Dynamite’? Estamos cantando em inglês. No entanto, todos os membros são coreanos, então algumas pessoas podem chamar de K-Pop”, ponderou RM.
Ele também entende quem chama “Dynamite” de simplesmente música pop e não K-Pop, por ser cantada em inglês. “Mas a verde é que não estou realmente interessado em saber se as pessoas pensam que somos parte do K-Pop ou não. O importante é que somos coreanos e cantamos músicas pop”, disse.
“Essa é a razão pela qual o próprio BTS é um gênero. O debate sobre a definição de K-Pop é extremamente importante para a indústria musical, mas não faz muito sentido para os membros”, admitiu.
Influências ocidentais
Na entrevista, RM também admitiu que a maior parte do pop e hip-hop que escuta é de origem americana. “Mas acho que os coreanos têm sua própria personalidade e identidade baseada na comunidade”, ponderou o artista.
“É por isso que criamos um gênero completamente novo, fundindo osdois elementos de leste e oeste. Alguns o chamariam de K-Pop, alguns o chamariam de BTS e alguns o chamariam de ‘música híbrida’ pela fusão do Oriente e do Ocidente. De qualquer forma, é o que fazemos”, observou.