Menu
in , ,

BTS é ligado a ‘culto religioso’ em meio a polêmica com HYBE e BIG HIT

O assunto veio à tona pouco depois de um antigo processo judicial envolvendo a agência e o grupo movimentar a mídia

BTS. (Foto: Getty Images - Uso autorizado POPline)

Depois de vir à tona um antigo processo judicial envolvendo a agência BIG HIT e o BTS, uma nova polêmica foi revelada nesta semana. A HYBE está sendo acusada de se associar a um culto religioso da Coreia do Sul e o grupo de K-Pop novamente foi citado nas alegações. Por causa disso, nesta quinta-feira (2), um novo comunicado foi emitido sobre o assunto, destacando que medidas legais serão tomadas, pois nenhuma das informações circuladas são verdadeiras.

LEIA MAIS:

Bang Si Hyuk é o fundador da HYBE e lançou o BTS em 2013 pela agência BigHit. (Foto: Divulgação)

Entenda o caso sobre o culto religioso x BTS

O tal culto religioso que está repercutindo se chama Dahn World e foi criado por Ilchi Lee, que se define como um “um autor e educador que ajuda as pessoas a usar todo o potencial do cérebro” — apesar da mídia também apresentá-lo como guru. Ele escreveu inúmeros livros e fundou a Global Cyber University (GCU).

A instituição de estudos é famosa entre os idols de K-pop, pois seu processo de admissão é simples e a conclusão pode ser feita virtualmente. Além disso, a matrícula na faculdade ajuda a adiar o alistamento militar.

Membros do BTS frequentaram a Global Cyber University

Nesse sentido, a primeira especulação sobre o envolvimento da HYBE com o Dahn World decorre do fato de que seis dos sete membros do BTS frequentaram a GCU. Os centros da instituição não hesitaram em usar o nome do grupo na promoção de seus programas — embora algumas postagens em blogs e outros vestígios tenham sido excluídos desde então, segundo o site Koreaboo.

Dito isso, os ensinamentos de Lee foram investigados de perto por pessoas que ainda acham que os laços do Dahn World com seus ‘seguidores’ são muito profundos para serem considerados coincidentes.

“A teologia que os membros eram obrigados a divulgar era um pouco instável. Durante algum tempo, Lee prometeu aos seguidores que, depois que eles tivessem aproveitado energia suficiente por meio de algo chamado ‘respiração cerebral’, eles voariam para uma ‘estrela da iluminação’ a bordo de uma nave espacial com o formato de uma tartaruga dourada”, diz uma reportagem feita pela Rolling Stone norte-americana sobre o Dahn World.

Música “Attack on Bangtan” é relacionada ao culto religioso

Ademais, uma música do BTS também faria parte da agenda da HYBE com o Dahn World. “Attack on Bangtan”, lançada em 2013, ganhou destaque graças a uma antiga publicação online que liga o trecho “Comprima seu estômago e respire fundo!” ao culto religioso, isso porque seria um dos ensinamentos de Lee.

LEIA MAIS:

BIG HIT e Dahn World se manifestam

Em seu comunicado, a BIG HIT declarou:

“Gostaríamos de atualizá-lo sobre o status das medidas legais tomadas para proteger os membros do BTS contra a violação de seus direitos.

Gostaríamos de esclarecer que as recentes alegações de acumulação, plágio de conceitos e afiliações com Dahn World ou qualquer culto religioso são completamente falsas.

A empresa decidiu que o movimento recente de disseminação de rumores e informações falsas se tornou excessivo e anunciou anteriormente que um escritório de advocacia separado seria contratado para tratar desses assuntos de forma decisiva.

Assim, identificamos e compilamos várias postagens contendo informações incorretas com o objetivo de difamar e caluniar os artistas, e apresentamos a rodada inicial da queixa criminal às agências de aplicação da lei hoje, em 2 de maio. Essa compilação inclui postagens que foram sistematicamente carregadas e depois excluídas, bem como postagens de autores que já excluíram suas contas. Persistiremos em nossos procedimentos legais por meio de monitoramento contínuo e coleta de evidências.

Mantemos uma política de tolerância zero para a apresentação de queixas civis e criminais contra indivíduos que tentam manchar a reputação de nossos artistas espalhando falsidades maliciosas. Não ofereceremos clemência ou acordos, garantindo que os infratores sejam punidos adequadamente, sem exceção.

Pedimos nossas mais sinceras desculpas aos fãs do BTS pela angústia que sofreram nas últimas semanas. Estamos empenhados em tomar todas as medidas necessárias para proteger os direitos de nossos artistas. Obrigado por seu amor e apoio inabaláveis ao BTS.”

Além disso, o Dahn World lançou um vídeo em seu canal oficial no YouTube que diz: “Dahn World não tem nada a ver com a Hybe. Tomaremos medidas legais relacionadas à controvérsia injusta que está ocorrendo atualmente. Por favor, pare com a instigação maliciosa e indiscriminada contra Dahn World. Tomaremos medidas legais, pois comentários imprudentes serão excluídos sem aviso prévio”.

Compartilhe:

Sair da versão mobile