A Netflix divulgou o trailer oficial de “Maestro”, sua aposta para o Oscar 2024. O vídeo adianta um pouco da história do músico e maestro Leonard Bernstein, interpretado por Bradley Cooper. A caracterização do ator, que usou uma prótese no nariz durante as filmagens, é cercada de controvérsia.
Embora Bradley Cooper e a Netflix tenham total apoio dos filhos de Leonard Bernstein, ativistas e formadores de opinião vieram a público acusar o ator de “jewface”. Esse é o equivalente do “blackface” para judeus. Leonard Bernstein era filho de judeus ucranianos e o uso da prótese foi considerado por muitos como uma caracterização estereotipada.
Leia mais:
- Netflix aposta em “Maestro”, com Bradley Cooper, para o Oscar
- Teaser de “Maestro”, da Netflix, gera polêmica sobre “jewface” com Bradley Cooper: entenda!
- Gigi Hadid e Bradley Cooper podem estar se conhecendo melhor, diz site
Além de protagonizar o filme, Bradley Cooper também escreveu o roteiro, produziu e dirigiu. O longa-metragem se concentrará na história do casamento de Leonard Bernstein com a atriz de teatro Felicia Montealegre Cohn Bernstein, entremeado por casos extraconjugais dele, que era bissexual.
Confira a sinopse:
Maestro é uma imponente e destemida história de amor que narra o relacionamento de uma vida toda entre Leonard Bernstein e Felicia Montealegre Cohn Bernstein. Uma carta de amor à vida e à arte, Maestro é, essencialmente, um retrato grandioso e emocionante de família e amor.
Carey Mulligan, Matt Bomer, Maya Hawke, Sarah Silverman, Josh Hamilton, Scott Ellis, Gideon Glick, Sam Nivola, Alexa Swinton e Miriam Shor completam o elenco do filme.
“Maestro” estreará em 22 de novembro em cinemas nos Estados Unidos e 20 de dezembro na Netflix.
Um pouco sobre Leonard Bernstein
Leonardo Bernstein nasceu em 1918 e morreu em 1990, aos 72 anos. Ao longo de sua história, há muitos indícios e relatos de bissexualidade. Arthur Laurents, seu colaborador no musical “West Side Story” (Amor Sublime Amor), chegou a dizer que “Leonard era um homem gay que se casou [com uma mulher]”. Essa questão será retratada no filme.