A BMG está sendo processada pelos herdeiros dos membros da The Gap Band por supostos royalties não pagos por seus créditos no hit ‘Uptown Funk’, de 2014, de Mark Ronson e Bruno Mars. No entanto, empresa alega ainda não ter recebido notificação judicial sobre o assunto.
Os membros do The Gap Band por trás da faixa ‘I Don’t Believe You Want to Get Up and Dance (Oops Upside Your Head)’, de 1979, foram adicionados como co-escritores de ‘Uptown Funk’ junto com os produtores Rudolph Taylor e Lonnie Simmons.
Charlie, Ronnie e Robert Wilson, membros do The Gap Band, se juntaram aos seis escritores que já foram creditados na música: Mark Ronson, Bruno Mars, os produtores Jeff Bhasker e Philip Lawrence, além de Nicholas Williams (Trinidad James) e Devon Gallaspy, que receberam créditos pelo uso de um sample de ‘All Gold Everything’, de Trinidad James.
Leia Mais:
- Halsey assina acordo global com a Editora Musical da BMG
- Tuyo assina contrato com a BMG Brasil e anuncia EP para novembro
- Pinterest firma acordo de licenciamento musical com Warner Music, Warner Chappell, BMG e Merlin
O processo
Segundo o Music Business Worldwide, processo consta que “Em 31 de março de 2015, Minder [Music] celebrou um contrato por escrito (o ‘Contrato de 2015’) com o Réu BMG, Universal Music Corp., Sony/ATV Songs LLC , e Imagem CV (coletivamente as ‘Uptown Funk Parties’), segundo as quais as Uptown Funk Parties cederam 3,4% dos direitos autorais do Uptown Funk para Ronnie Wilson e 3,4% para Robert Wilson como compensação por incorporar a Composição Original ao Uptown Funk” .
Ainda segundo o Music Business Worldwide, a ação, movida em um tribunal de Manhattan 12 de janeiro, alega, no entanto, que a BMG “falhou e se recusou a pagar aos Autores ou prestar contas a eles pelos royalties que eles são obrigados a pagar aos Autores de acordo com um contrato escrito como co-escritores de Uptown Funk“.
Em nota a BMG afirma que soube do processo pela mídia e que nenhum documento foi entregue à empresa.
“Estamos cientes de relatos da mídia sobre um possível processo contra a BMG em nome de Ronnie e Robert Wilson, mas nenhum documento foi entregue a BMG, por isso é difícil comentar. O que podemos dizer é que as tentativas anteriores de litígio pelos autores foram descartadas e estamos confiantes em nossa posição. Estaremos em melhor posição para expor nosso caso se e quando os papéis forem entregues”, pontuou a BMG.
Robert e Ronnie Wilson em busca dos direitos
A BMG, que já representava a participação de Bruno Mars na ‘Uptown Funk’, adquiriu a editora musical independente Minder Music e seu catálogo em julho de 2015. A aquisição incluiu os direitos de Minder na The Gap Band e a propriedade dos direitos de publicação em ‘Oops Upside Your Head’.
“Ao adquirir a Minder, a BMG é obrigada, por lei e contrato, a prestar contas e pagar a Robert Wilson e Ronnie Wilson todos os rendimentos recebidos da composição musical ‘Uptown Funk’”, consta no processo.
Os herdeiros dos dois membros do Gap Band alegam que a violação do contrato de 2015 pelo BMG causou aos espólios mais de $ 75 mil em danos. Eles também estão buscando indenização por quebra de contrato, mais juros de 9% ao ano a partir de 2015.
‘Oops Upside Your Head’
Lançada em 1979, a ‘Oops Upside Your Head’ no álbum The Gap Band II, a música alcançou a quarta posição na parada de R&B da Billboard dos EUA.
Quase quatro décadas depois, ‘Uptown Funk’ estreou como o primeiro single do quarto álbum de estúdio de Ronson, Uptown Special. A música liderou a parada Billboard Hot 100 por 14 semanas nos Estados Unidos e foi certificado 11 vezes como platina pela Recording Industry Association of America ( RIAA ). Além de ter sido premiada com o Grammy de Gravação do Ano e Melhor Performance Pop Duo/Grupo.
Até agora, a música acumulou 1,6 bilhão de streams no Spotify e é o quarto videoclipe mais visto de todos os tempos no YouTube.
Em entrevista para a Billboard, em 2015, sobre a criação do hit, Ronson disse: “Não pegamos nada de [ Oops Upside Your Head ] intencionalmente ou não.” Ele vendeu 70% da participação da editora e do escritor em seu catálogo, que compreende 315 canções, incluindo ‘Uptown Funk’, para o Hipgnosis Songs Fund em abril de 2020.