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BMG adquire 50% dos direitos do catálogo musical da banda Primal Scream

“Primal Scream é uma das bandas mais influentes dos últimos 30 anos com uma ressonância cultural que continua até hoje”, afirma Alistair Norbury, presidente da BMG Repertoire & Marketing do Reino Unido

BMG adquire 50% dos direitos do catálogo musical do Primal Scream. Foto: Getty Images (Uso Autorizado do POPline)

A BMG adquiriu uma participação de 50% nos direitos autorais de Bobby Gillespie, Andrew Innes e o falecido Robert Young da lendária banda de rock escocesa Primal Scream. O acordo também contempla os direitos conexos do grupo.

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O contrato também inclui as participações dos compositores em músicas como ‘Movin’ On Up’, ‘Loaded’, ‘Rocks’ e ‘Come Together’ e abrange todos os seus 11 álbuns de Sonic Flower Groove (1987) até Chaosmosis (2016).

Primal Scream. Foto: Getty Images (Uso Autorizado POPline)

A aquisição faz parte de um programa que a BMG está investindo ao adquirir direitos de artistas como Mick Fleetwood, Tina Turner, ZZ Top e Mötley Crüe. A banda Primal Scream são os primeiros artistas britânicos de sua geração a fechar um acordo de direitos desse tipo.

Alistair Norbury, presidente da BMG Repertoire & Marketing do Reino Unido, disse: “Primal Scream é uma das bandas mais influentes dos últimos 30 anos com uma ressonância cultural que continua até hoje. Estamos muito satisfeitos por nos tornarmos guardiões de seu trabalho.”

Alistair Norbury, presidente da BMG Repertoire & Marketing do Reino Unido. Foto: Divulgação

O Primal Scream, formado pelo então baterista do Jesus & Mary Chain, Bobby Gillespie, em 1985, e assinado com a Creation Records, tornou-se uma das bandas mais influentes dos anos 90, com o terceiro álbum “Screamadelica”, uma fusão única de acid house, rock, dub e psychedelia não apenas ganhando o Mercury Music Prize inaugural em 1992, mas também se tornando o foco de um momento cultural mundial e continuando a inspirar novas gerações de artistas com singles como ‘Movin’ On Up’ e ‘Come Together’.

Seu sucessor Give Out But Don’t Give Up (1994) prestou homenagem ao blues clássico e ao rock e foi gravado pelo lendário produtor Tom Dowd em Memphis e incluiu os singles ‘Rocks’ e ‘Jailbird’.

Em 1996 eles produziram a faixa-título do filme Trainspotting de Irvine Welsh. Seu catálogo desde então variou do ambiente, dub, Krautrock influenciado Vanishing Point (1997), ao eletro-industrial XTRMNTR (2000), de Evil Heat (2002) a Riot City Blues de 2006 que gerou ‘Country Girl’, seu maior Entrada oficial do UK Singles Chart.

Em 2008 veio o Beautiful Future com a faixa de destaque ‘Can’t Go Back’, a primeira sem Robert Young, que deixou o cargo por motivos pessoais. Seu décimo álbum, More Light, apareceu em 2013 e provocou comparações com Screamadelica com uma série de faixas hipnóticas, incluindo ‘It’s Alright. It’s OK’.

O último novo álbum de estúdio do Primal Scream foi o Chaosmosis de 2016. De acordo com a BMG, eles devem retornar ao palco ao vivo em 28 de maio no festival Wide Awake no Brockwell Park, em Londres, onde tocarão o álbum “Screamadelica” na íntegra pela primeira vez em 10 anos.

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