A criatividade do Google para seguir gerando engajamento, não tem limites. Este ano a empresa lançou a Blob Opera, uma ferramenta que permite aos usuários criar sua própria ópera de fim de ano. Criado pelo artista David Li a partir de um aprendizado de máquina, o recurso foi treinado nas vozes de quatro cantores de ópera para criar um experimento envolvente para todos, independentemente de suas habilidades musicais.
Disponível no Google Arts & Culture, através da plataforma ou do aplicativo disponível para Android ou iOS, a ferramenta possibilita o usuário guiar o tom e o som das vogais dos quatro Blobs: o tenor, Christian Joel, o baixo Frederick Tong, a mezzo-soprano Joanna Gamble e a soprano Olivia Doutney gravaram muitas horas cantando.
Como funciona
No experimento, não se ouve as vozes dos artistas, mas, sim, a interpretação do modelo de aprendizado de máquina de como é o canto lírico, com base no que ele aprendeu com os cantores de ópera. Dessa forma, o usuário pode criar e transformar ideias musicais em belas harmonias, mesmo não tendo domínio aprofundado das estruturas musicais de uma ópera.
O resultado permite que você toque os Blobs, que respondem e se harmonizam em tempo real. Para quem não quiser criar nada, também é possível colocar os Blobs em uma performance festiva automática com clássicos como “Jingle Bells” e “The Holy Night”.
Em tempo…
Atentos ao cenário de um ano desafiador como foi 2020, o Google reuniu as principais transformações geradas nesse ano e que vão influenciar o marketing em 2021. Para o mercado musical, em meio a um cenário de incertezas para o entretenimento ao vivo, as dicas do Google direcionam, sobretudo, a necessidade do planejamento e do trabalho em equipe para soluções rápidas. Clique aqui e confira a matéria completa.