in , , ,

BLACKPINK: Governo sul-coreano responde petição contra “Snowdrop”, estrelado por Jisoo

Drama está previsto para estrear ainda neste ano

(Foto: Reprodução Internet)

Os fãs de BLACKPINK estão ansiosos para ver Jisoo em “Snowdrop”, drama sul-coreano previsto para estrear ainda neste ano. Acontece que, desde seu anúncio, a produção tem enfrentado críticas e nesta quarta-feira (28) o governo sul-coreano respondeu à uma petição contra sua transmissão.

(Foto: Reprodução Internet)

“Snowdrop” se passa em Seul, capital da Coreia do Sul, no ano de 1987. O ator Jung Hae In interpreta Soo Ho, um estudante de uma universidade que certo dia se esconde em um dormitório feminino coberto de sangue. Jisoo, por sua vez, interpreta a jovem protagonista Cho, que o esconde e cuida de seus ferimentos, apesar de enfrentar o perigo e ser vigilante.

De acordo com o site Soompi, assim que partes da sinopse foram divulgadas, surgiram preocupações sobre uma possível distorção dos fatos históricos. Isso porque a série se passa em um momento conturbado quando a Coreia do Sul vivia um regime militar.

> BLACKPINK: veja vídeos de Jisoo no set de “Snowdrop”

Em março, a JTBC — emissora responsável por “Snowdrop” — lançou uma declaração esclarecendo o conteúdo e as intenções por trás do drama, revelando detalhadamente informações específicas sobre o enredo para contrariar as suspeitas.

Mesmo assim, a represália não parou. Por conta disso, a Casa Azul, escritório executivo e residência oficial do presidente Moon Jae-in, respondeu à uma petição que vai contra a transmissão de “Snowdrop”.

No comunicado, o governo também menciona a petição contra o drama “Joseon Exorcist”, que foi cancelada pela SBS após a transmissão de dois episódios devido à controvérsias sobre a potencial distorção da história no drama.

Leia a declaração da Casa Azul na íntegra:

Esta é uma resposta às duas petições nacionais relacionadas a “pedidos para suspender a transmissão de um drama”.

Na petição ‘Suspensão da transmissão de Joseon Exorcist’, o peticionário afirmou que o drama ‘distorceu a história e consistiu em conteúdo e telas que sugerem uma aceitação do Projeto Nordeste da China’ e solicitou que a transmissão fosse suspensa e impedida de se repetir. Aproximadamente 240.000 cidadãos assinaram a petição.

O peticionário na petição intitulada ‘Suspensão da filmagem de ‘Snowdrop’ declarou: ‘É um insulto ao movimento democrático e a tentativa de glorificar a Agência de Planejamento de Segurança Nacional (NSP)’ e pediu para interromper a filmagem do drama. Aproximadamente 220.000 cidadãos assinaram a petição.

> Jisoo, do BLACKPINK, protagoniza trailer de “Snowdrop”; veja!

Em 26 de março, a emissora SBS que exibiu ‘Joseon Exorcist’ decidiu cancelar a transmissão do drama após considerar a gravidade da distorção dos fatos históricos. Já a emissora JTBC que vai transmitir “Snowdrop” declarou:

“A atual polêmica resultou de informações fragmentadas, como uma sinopse incompleta e partes das descrições dos personagens”, e que “não é um drama que deprecia o movimento pró-democracia ou exalta ser um espião ou trabalhar para o NSP.” O drama está sendo produzido.

(Foto: Reprodução Internet)

O Artigo 4 da Lei de Radiodifusão garante a liberdade e independência da emissora de programação de radiodifusão e afirma que não é possível regulamentar ou interferir na programação de radiodifusão sem cumprir as condições estabelecidas pela Lei. O envolvimento direto do governo no trabalho criativo requer especialmente uma abordagem cuidadosa, pois pode ser uma violação da liberdade de expressão. O governo respeita os esforços de autocorreção e as decisões autônomas tomadas em nível civil pelo criador, produtor ou consumidor em relação a conteúdo que vai contra o sentimento nacional.

> BLACKPINK: Veja o ensaio de Jisoo para portfólio de atuação!

No entanto, as transmissões que prejudicam a responsabilidade pública das transmissões ou violam os regulamentos, como por distorção excessiva da história, requerem deliberação da Comissão de Padrões de Comunicações da Coreia (KCSC). De acordo com o escritório administrativo do KCSC, cerca de 5.000 reclamações foram feitas pelos telespectadores em relação ao já transmitido “Joseon Exorcist’. Devido a atrasos na formação dos membros do KCSC, uma revisão ainda não foi realizada, mas assim que o comitê for formado, definiremos uma agenda e discutiremos se o drama violou ou não os regulamentos de transmissão. O KCSC analisará minuciosamente a imparcialidade da transmissão, a natureza pública e outros fatores de responsabilidade pública por meio das reclamações enviadas pelos telespectadores e monitoramento posterior.

Seguindo em frente, o governo continuará a se comunicar com os criadores de cultura e arte, bem como com os cidadãos, para que várias discussões sobre o trabalho criativo possam ocorrer de maneira saudável.

Agradecemos a todos os cidadãos que participaram nas petições nacionais.

Curtiu esta matéria? Clique aqui para ler mais conteúdos do Oh My God! by POPline. Tem listas, curiosidades, virais, celebs, k-pop, reality shows e muito mais sobre cultura pop!