Billy Corgan e o lendário Kurt Cobain são sem dúvida dois dos maiores compositores da revolução do rock alternativo do início dos anos 1990. Em uma nova entrevista, o vocalista do Smashing Pumpkins comparou isso a uma competição, chamando o mentor do Nirvana de seu “maior oponente”.
LEIA MAIS:
- Ouça o novo single de “ATUM”, do Smashing Pumpkins: “Spellbinding”
- Smashing Pumpkins anuncia ópera rock “ATUM”; ouça single de estreia
- Smashing Pumpkins trabalha em um “grande” álbum com 33 faixas
Falando com Zane Lowe, da Apple Music, Corgan optou pela analogia esportiva ao discutir sua reação à morte de Cobain em 1994, ao mesmo tempo em que refletia sobre o legado do Smashing Pumpkins em comparação com os outros grandes nomes da época, incluindo o Nirvana.
“Eu quero os Pumpkins no topo da pilha de nossa geração”, disse Corgan durante o papo. “Se isso significa que tenho que escrever 800 músicas para fazer isso, eu farei”, pontuou.
Em outro trecho da entrevista ele cita Kurt Cobain como o maior de sua geração. Ao falar sobre morte do vocalista do Nirvana, disse que depois disso ficou “fácil” para o Smashing Pumpkins desbancar as outras bandas:
Não tenho vergonha disso. Vou sempre dizer que Kurt era o cara mais talentoso da nossa geração. Kurt tinha tanto talento. É assustador. Era como o nível de talento de John Lennon, onde você fica tipo, ‘como você pode ter todo esse talento?’ Ou Prince, certo? Mas Kurt não está aqui, infelizmente. Então eu olhei em volta e pensei, ‘Tudo bem, bem, eu poderia vencer o resto deles com certeza.’”
Sobre a morte de Kurt, Corgan continuou:
“Quando Kurt morreu, chorei porque perdi meu maior oponente. Eu quero vencer o melhor.”
LEIA MAIS:
- Em livro, Dave Grohl diz ter reaprendido tudo depois da morte de Kurt Cobain
- Brian May fala sobre ser eleito maior guitarrista de todos os tempos e exalta Kurt Cobain
Corgan estará na estrada na América do Norte entre junho e setembro com o Smashing Pumpkins e sua “The World Is a Vampire Tour”. A turnê ainda contará com os shows da Interpol, do Stone Temple Pilots e da Rival Sons.
Abaixo você pode assistir a entrevista completa de Billy Corgan para a Apple Music: