Artistas, entidades de representação e profissionais da indústria fonográfica dos Estados Unidos assinam uma carta aberta para pressionar os senadores para votação de projetos de lei que impõem novas regras da venda de ingressos. Os principais argumentos do grupo são transparência, valores justos e banimento de sites e propagandas enganosas.
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A campanha recebe o nome de “Fix The Tix” e conta com o apoio de organizações e membros do mercado musical americano. Dave Matthews, Cyndi Lauper, Lorde, Fall Out Boy e Nile Rodgers assinam o manifesto, que já conta com o apoio de 250 artistas musicais.
“Nós pedimos ao Congresso para aprovar a legislação abrangente que protege os consumidores contra bilhetes falsos, preços abusivos e outras práticas enganosas, proporciona transparência nos preços dos ingressos e restaura a integridade do mercado de tickets”, declara o manifesto Fix The Tix.
O manifesto reúne a Associação Americana de Música Independente, a Academia de Gravação (Grammy), a Associação Americana da Indústria de Gravação, o Screen Actors Guild-American Federation of Television and Radio Artists, o Universal Music Group e outras vinte e três organizações do mercado musical e de entretenimento.
Uma das propostas da carta aberta é o projeto de lei sobre transparência nas cobranças para ingressos de eventos, apelidada de “Lei TICKET”. A minuta foi aprovada por unanimidade pelo Comitê de Energia e Comércio da Câmara dos EUA. O projeto de lei aborda a emissão falsa de ingressos e o marketing enganoso.
A segunda proposta legislativa da coalizão é o Primeiro Ato de Fãs. A ideia direciona ações para falhas no sistema de venda de ingressos para eventos ao vivo nos EUA, através da transparência na transação financeira. O grupo argumenta que a lei pode proteger os consumidores de ingressos falsos ou superfaturados, responsabilizando terceiros envolvidos em práticas ilegais de venda.
No momento, a campanha coleta assinaturas de possíveis apoiadores. Eventbrite e a National Independent Venue Association assinam o comitê gestor do “Fix The Tix”. Há um ano, a campanha contava com dezenove organizações. Ao longo de 2023, outros atores da indústria fonográfica passaram a integrar a chamada de ação.