Billie Eilish representa uma nova geração da indústria e não tem medo de se posicionar sobre assuntos urgentes. Bem informada, a cantora sempre levanta questões que afetam as minorias em seus discursos e músicas. Durante o seu show no Austin City Limits Festival, no Texas, a dona do “Happier Than Ever” criticou uma lei contra o aborto sancionada no estado.
Indignada com a legislação, Eilish disse que cogitou cancelar a sua apresentação no evento em protesto, mas que desconsiderou por conta do público. “Quando eles fizeram essa merda uma lei, eu quase não quis fazer o show, porque eu queria punir essa porra de lugar por permitir que isso acontecesse aqui, mas então me lembrei que são vocês as porras das vítimas. E vocês merecem tudo no mundo”, disparou a artista.
Billie pediu para que o público do festival protestasse e enviasse uma mensagem para as autoridades mostrando o dedo do meio. “Precisamos dizer a eles para calarem a boca. Meu corpo, minhas regras”, disse a cantora.
Foto: @billieeilish Instagram
Nova lei de aborto do Texas
O estado do Texas já é conhecido por seu conservadorismo, mas recentemente aprovou uma lei que permite que a interrupção da gravidez ocorra somente até a seis semanas após a menstruação. O prazo permitido era de 22 a 24 semanas. A nova legislação também exclui o direito ao aborto em caso de incesto ou estupro e permite que qualquer cidadão processe médicos que fizerem o aborto. Quem denunciar um responsável pela cirurgia, pode receber até 10 mil dólares.
A Suprema Corte dos Estados Unidos, com cinco juízes conservadores, permitiu que a lei aprovada pelo estado contrariasse o princípio básico do caso Roe x Wade.