Uma situação confusa está acontecendo na Billboard. Nicki Minaj foi descreditada de “Say So” na Billboard Hot 100, uma semana após o veículo anunciar que a rapper havia conquistado sua primeira liderança ao lado de Doja Cat. O nome dela simplesmente desapareceu. Agora, o nº1 de “Say So” aparece somente associado a Doja Cat. Veja:
O 1º lugar histórico de Nicki Minaj (primeiro dueto de rap feminino a chegar ao topo da parada) também não consta no “Chart History”, histórico mantido pela Billboard. Ali, a informação aparece muito clara: “zero nº1 hits”. Já na página de Doja Cat, consta lá: “1 nº1 hits”. Veja:
O nome de Nicki Minaj entrou para os trending topics com a “novidade”. A Billboard, por enquanto, não se pronunciou se esse foi um erro ou realmente uma mudança correta. Uma explicação simples seria por “Say So” com Nicki Minaj ser um remix, e o veículo estar priorizando a versão original, sem ela. Mas Beyoncé continua creditada em 2º lugar na Hot 100 com “Savage”, remix do single da Megan Thee Stallion. Então, o caso é mais complexo.
Billboard has not credited Nicki Minaj for “Say So” on this week’s Hot 100. pic.twitter.com/c5JnnSGp8D
— Pop Tingz (@ThePopTingz) May 18, 2020
🚨 Breaking News 🚨
Billboard has removed say so from Nicki Minaj chart history
Following to this act Nicki now has no number one hit on the chart but she’s still the queen of rap#NickiMinaj pic.twitter.com/YN7arc8Vlj— Reputation Reflection (@Jose_Tohidi) May 18, 2020
nicki minaj once again makes history as the first ever female rapper to get their #1 confiscated by billboard. get on her level pic.twitter.com/iBdifBVLA6
— $ (@dojasdojo) May 18, 2020
Billboard has officially uncredited Nicki Minaj for the Say So Remix, and have removed her number one from her chart history. pic.twitter.com/K9ctt7PEui
— The Pop Hub (@ThePopHob) May 18, 2020
Beyoncé já passou por isso com “Perfect”
Em 2018, situação parecida aconteceu envolvendo “Perfect”, de Ed Sheeran. Ele chegou ao topo da Billboard Hot 100 ao lançar o remix com Beyoncé, mas o nome dela foi descreditado depois. Na época, a Billboard explicou que a parada era montada somando a versão original e o remix. Com o tempo, a versão original de “Perfect” passou a ser mais executada do que o remix. Por isso, Ed Sheeran passou a ser creditado sozinho. A decisão, contudo, foi retroativa e o nome de Beyoncé desapareceu de todo o histórico da música na parada.
A diferença da situação entre Beyoncé e Nicki Minaj é que a cantora ficou com seu nº1 garantido no “Chart History” da Billboard. Confira: