Desde o domínio do consumo de música em streaming, as fraudes e “streams falsos” foram considerados um incômodo menor. O SoundCloud detectou evidências de transmissões fraudulentas ou manipulação em vários lançamentos de artistas independentes e de grandes gravadoras, incluindo hitmakers com histórico de singles de sucesso, de acordo com o site da Billboard.
No entanto, ainda de acordo com a Billboard, isso não é exclusivo do SoundCloud. O executivo da Deezer, Ludovic Pouilly, disse à publicação investigativa francesa ‘Les Jours’, que se tornou mais comum ver “artistas no top 200 que têm milhões de streams reais”, mas também com falsos.
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Os serviços de streaming estão aumentando seus esforços para combater as falsificações. Em um comunicado, um porta-voz do SoundCloud disse: “Levamos a questão da manipulação de stream extremamente a sério e fazemos todos os esforços para identificar e mitigar reproduções inautênticas”.
Por sua vez, um porta-voz do Spotify disse à Billboard: “A manipulação de stream é um problema de toda a indústria que o Spotify leva muito a sério”. O SoundCloud também trabalha com uma empresa terceirizada que “se especializa em detecção de bots” para combater a manipulação de fluxo, disse um executivo em um painel do Music Biz em maio.
Os executivos de streaming apontam que há várias maneiras de aumentar de forma fraudulenta os números de um artista, incluindo aproveitar redes de bots ou contas de usuários falsas ou roubadas, e que essa atividade está se tornando “mais intensa”, como Pouilly, executivo da Deezer, pontuou.
No Music Biz, o atual negócio de streaming está repleto de “fraudes e abusos muito comuns”, de acordo com o vice-presidente de estratégia do SoundCloud, Michael Pelczynski, que falou no mesmo painel. Esse abuso tem “ramificações culturais”, acrescentou Pelczynski: se os fluxos fraudulentos “não forem detectados e não forem policiados, e [eles] começaram a influenciar a maneira como medimos o sucesso da música, estamos literalmente apoiando a falta de autenticidade”.
Merlin Network, que lida com o licenciamento digital de muitos selos e distribuidores independentes, costumava enviar aos membros um relatório mensal detalhando a porcentagem de transmissões fraudulentas de seus lançamentos no Spotify. Em fevereiro, 2,5% dos streams com anúncios e 1,2% das reproduções de contas premium do Spotify foram identificadas como fraudulentas. O número suportado por anúncios era de quase 10% em um ponto em 2020, de acordo com um executivo ouvido pela Billboard que recebeu o relatório.
À medida que crescem as evidências do que Pelczynski chamou de “fraude predominante”, os executivos da música temem que os artistas que seguem as regras comecem a se sentir pressionados a aumentar seus números para acompanhar os concorrentes. Principalmente, em um cenário cada vez mais lotado, onde parece mais difícil do que nunca para se destacar.