A música nova da Beyoncé, “BLACK PARADE”, registrou 1,3 milhão de streams em seu primeiro dia no Spotify. Isso valeu uma estreia em 52º lugar na parada global do serviço de streaming. É a estreia mais bem posicionada da atualização divulgada neste domingo (21/6).
Nos Estados Unidos, “BLACK PARADE” debutou em 23º lugar, com 555 mil streams. Também a estreia mais bem posicionada do dia. No Brasil, a música nova da Beyoncé garantiu sua estreia em 48º lugar, com 241 mil streams.
Ouça “BLACK PARADE:
A música foi lançada por Beyoncé como carro-chefe do projeto “Black Parade Route”, que visa a valorização de empreendedores pretos. Junto com a faixa, a cantora lançou um site especial com venda de produtos de empresários pretos. A loja engloba peças de arte, vestuário, alimentação, filmagem, beleza e alguns serviços.
“Ser preto é seu ativismo. A excelência preta é uma forma de protesto. A felicidade preta é seu direito”.
Além disso, os lucros da música “BLACK PARADE” serão destinados ao fundo Black Business Impact, administrado pela National Urban League. O fundo apoia pequenos negócios de pessoas pretas.
“BLACK PARADE” é uma música antirracista
Música ou protesto? “BLACK PARADE” é um manifesto de Beyoncé contra o racismo, inspirada pela onda recente de protestos do Black Lives Matter. Os Estados Unidos e o mundo pararam para refletir sobre a discriminação racial depois que viralizou o vídeo de um policial branco matando um cidadão afro-americano por asfixia no meio da rua. Era George Floyd, nome que se popularizou em todo o planeta.
A brutalidade policial contra afro-americanos já havia sido tema de outros trabalhos de Beyoncé. Ela protestou também na música, no clipe e nas performances de “Formation”. Na nova “BLACK PARADE”, associada ao projeto filantrópico, a artista canta versos como “ser preto é talvez a razão pela qual eles sempre enlouquecem” e “fale com cuidado com o meu povo”.