in ,

Beyoncé rebate acusação de plágio em “ALIEN SUPERSTAR”; entenda!

Cantora foi acusada de uso indevido de fragmentos de “I’m Too Sexy”, hit dos anos 1990

"ALIEN SUPERSTAR" contém trechos do hit "I'm Too Sexy". Foto: Instagram/@beyonce

Que “ALIEN SUPERSTAR” é elencada como uma das faixas favoritas de “RENAISSANCE”, último álbum de Beyoncé, nós já sabemos. Acontece que nem todo mundo está tão satisfeito assim com a obra… O duo britânico Right Said Fred vem acusando a estrela pop de utilizar sem autorização elementos do hit dos anos 1990, “I’m Too Sexy”. A artista, em contrapartida, garante que toda a negociação foi feita com os dois antes do lançamento, datado de 29 de julho.

Banda afirma que Beyoncé nunca chegou a solicitar formalmente o uso de seu hit. Fotos: Instagram/@beyonce e Instagram/@rightsaidfredofficial

LEIA MAIS:

Formada pelos irmãos Richard e Fred Fairbrass, o duo chegou a apontar o plágio da cantora algumas vezes em público. Uma dessas ocasiões foi o BMI Awards desse ano, na qual a dupla chamou Beyoncé de arrogante e disse que a artista age como se fosse intocável. A alegação é de que eles nunca chegaram a receber uma solicitação formal.

Ao tocar no assunto, Richard e Fred aproveitam para trazer o exemplo de artistas como Drake e Taylor Swift, que vieram até eles legalmente pedir pela utilização de “I’m Too Sexy” em suas obras. “Way 2 Sexy” (2021) e “Look What You Made Me Do” (2017) são as músicas que utilizam elementos do hit do Right Said Fred.

O tabloide The Sun publicou nesta sexta-feira (7) uma declaração em que a equipe de Beyoncé se pronuncia oficialmente a respeito do caso.

“Na faixa em questão, apenas trechos da composição original foram utilizados, não há melodia. Creditados como co-autores, os compositores de Right Said Fred recebem mais do que qualquer outro compositor presente na música”, diz o texto.

No documento, a equipe da estrela pop ainda expõe todas as datas do acordo com a banda pelos direitos da canção, como data de solicitação, aprovação e de pagamento pelos direitos. É dito, ainda, que os integrantes da banda já tinham chegado a declarar publicamente se sentirem gratos por estar no álbum “RENAISSANCE” e que a acusação é infundada.

LEIA MAIS:

“ALIEN SUPERSTAR”, pouco mais de dois meses de lançamento, já contabiliza mais de 71 milhões de streams somente no Spotify, e possui forte apelo para ser trabalhada por Beyoncé no futuro. No momento, a cantora optou por “CUFF IT” como seu próximo single.