Para quem não sabe, Ricardo Nunes (MDB), Prefeito de São Paulo, e Eduardo Paes (PSD), Prefeito do Rio de Janeiro, adiaram os tradicionais desfiles das escolas de samba para a semana do feriado de Tiradentes. A mudança ocorreu devido ao avanço da variante Ômicron do coronavírus, além dos casos de H3N2, que atingiram bruscamente as duas cidades, principalmente o estado litoral.
A Globo possui os direitos de transmissão dos desfiles e exibe, anualmente, as noites do Grupo Especial na televisão por conta de um acordo com as ligas das agremiações. Ao mesmo tempo, o BBB22 tem programação de 95 dias, e deve finalizar no dia 21 de abril. Isso faria com que os eventos se chocassem, já que as novas datas do carnaval serão entre os dias 20 e 23 de abril.
Segundo o site Notícias da TV, fontes internas da emissora já estão cientes da decisão da mudança realizada pelas prefeituras e estuda uma possível alteração para a final do reality show, para fazer com que as datas não coincidam.
No entanto, a Globo nega essa informação e reforça através de nota que não houveram mudanças no cronograma do programa até o momento e data da final continua mantida.