in ,

BBB 21: No “Mais Você”, Lumena não volta atrás de seus posicionamentos sociais

“Eu me perdi no meu propósito por conta de escolhas”, disse ela.

BBB 21
Foto: Globo

Como já virou tradição, toda semana um eliminado do Big Brother Brasil toma café da manhã com Ana Maria Braga no programa “Mais Você“, da Rede Globo. Lumena, a eliminada da terça-feira com 61,31% dos votos, foi muito bem recebida.

Lumena autorizou BBB 21
Foto: Globo / BBB 21

Lumena, como já vinha falando antes de ser eliminada, se arrepende de não ter levado sua participação de forma mais leve. No entanto, ela não voltou atrás em alguns dos seus posicionamentos mais comentados – como no caso da maquiagem dos meninos, alegando transfobia.

“Estou processando as informações, voltando para o eixo. Eu me perdi no meu propósito por conta de escolhas. Fiz alianças que me organizaram e em outros momentos me desorganizaram. A minha real estratégia de jogo acabou ficando em segundo plano. Priorizei outra coisa e me perdi no meu ‘corre'”, analisou Lumena.

Sobre o caso da maquiagem

Uma das primeiras “tretas” da edição foi quando os rapazes resolveram se maquiar e imitaram trejeitos femininos. Lumena, então, acabou com a “brincadeira”, apontando um tom ofensivo em fazer chacota de pessoas trans ou queer em geral. Ela não voltou atrás de seu posicionamento, afirmando que não foi uma brincadeira, como Ana Maria sugeriu.

Foram selecionadas pessoas com muita humanidade, com muita escuta e desejo de transformar a sociedade […] Principalmente por estarmos vivendo em um processo pandêmico, com muita luta e muita dor. Então, quando se fala de morte, eu acho que esse tema está muito presente na nossa vida. Então, o BBB vem em um momento de dar respiros“, refletiu.

Ela continua: “Lá, coisas pequenas podem se tornar grandes questões. Na minha história de vida, eu precisei lapidar muitas coisas e aprender a nominar com o que de fato eu entendi o que seria. Muitas vezes as pessoas brincavam com minha cor, meu cabelo… E com o tempo eu entendi que isso poderia ter outros nomes. Então, naquele momento, aquilo me acionou que poderia ser negativo, que talvez aquela brincadeira tivesse sido interpreta como uma aliança simbólica“, completa.

Sobre a “branquitude” de Carla Diaz

Um dos momentos mais polêmicos foi quando Lumena se referiu à Carla Diaz como uma “branquitude cagada“. O “Mais Você”, então, veio com uma especialista para explicar esse termo.

Sobre isso, ela comentou: “como o BBB é um micro laboratório social, a gente vai para o que reverbera na nossa vida. […] Meu sentimento tem a ver com a jornada com a Carla, que eu não consegui lidar bem lá dentro. Lá transcende o debate macroestrutural, que é onde o termo branquitude se aplica“, soltou.

Eu não consigo me isentar de falar de categorias que fazem parte da minha vida… Eu fui uma menina negra que cresceu com pouquíssimas referências no entretenimento. Hoje eu entendo que isso aciona um debate de relações raciais. As imagens que o entretenimento vem trazendo são imagens parecidas com as de Carla, por exemplo. Em um dado momento eu me vi, infelizmente, tendo que analisar a jornada dela a partir dessa jornada. Não como uma mulher que reproduz racismo, mas por ser forjada nessa sociedade“, refletiu.

Ao fim, ela perdeu desculpas à Carla Diaz:

Sobre a aliança com Karol Conká

Karol Conká e Lumena eram muito amigas, mais sofreram rejeição: “lá eu tive que lidar com o sentimento de competir com artistas que eu admirava aqui fora. Eu cheguei lá admirando a Karol como artista. Lidar com esse cálculo foi um pouco complexo pra mim, no sentido de criticar quando deveria criticar, não passar a mão quando não deveria. Teve erros explícitos que reverberaram na eliminação dela […] Esse movimento eu preciso reconhecer, não tem o que questionar“, disse.

Dicionário da Lumena

Ao final, ela fez uma brincadeira com suas palavras rebuscadas: