Contra fatos não há argumentos! Após ser eleito como o Melhor Filme da DC pelo site The Hollywood Reporter, o longa “Batman” se tornou ontem (08) o único filme de super-herói a marcar presença na lista de Melhores do Ano da revista Variety; uma das publicações mais conceituadas sobre cinema do mundo. A obra do diretor Matt Reeves estrelada por Robert Pattinson aparece ao lado de produções aclamadas como “Os Fabelmans“, de Steven Spielberg; e “Tár“, de Todd Field.
Leia mais:
- “Batman”: Estrelado por Robert Pattinson, filme teria menção à Batgirl
- HBO Max encontra diretor para série “Pinguim”, derivada de “Batman”
- “Batman”: Barry Keoghan, o Coringa, fez teste para Charada
- Diretor de “Batman”, Matt Reeves assina contrato duradouro com a Warner Bros.
“A peça mais arrebatadora do cinema de quadrinhos desde ‘O Cavaleiro das Trevas’ – e sim, a opinião de Matt Reeves sobre a lenda do Batman deve muito ao marco de 2008 de Christopher Nolan. Mas também é sua própria coisa silenciosa, melancólica e negra como tinta, com Robert Pattinson, em uma performance extremamente tensa, interpretando o Batman como um detetive de um romance de Thomas Harris, percorrendo um enredo que é astuto o suficiente em seu design labiríntico para ser comparado a ‘Chinatown’“, opinou o crítico Owen Gleiberman.
Ele ainda acrescentou: “Este é o primeiro Batman tão marcado que nem consegue gostar de ser Bruce Wayne. No entanto, Pattinson faz dele um guerreiro de valor rachado, e o Charada de Paul Dano é o tipo de criador de quebra-cabeças idiota maníaco cujo jogo sórdido mantém a ação vários passos à frente do público. Zoë Kravitz investe a Mulher-Gato com uma alma sem forças que faz dela e do Batman esfarrapados desesperados do cosplay.”
Já o crítico Peter Debruge declarou: “Christopher Nolan estabeleceu o padrão para o que os filmes do Batman poderiam ser, deixando-me cético de que a última reinicialização da Warner Bros. fosse algo mais do que uma grana covarde (a maneira como a Sony continua produzindo filmes do Homem-Aranha para manter esse negócio vivo).”
“O escritor e diretor Matt Reeves teve uma visão original convincente para este filme, voltando às raízes do personagem Detective Comics, enquanto arrancava o niilismo de confiança em ninguém do filme noir na era moderna. Enquanto o vigilante emocionalmente danificado de Robert Pattinson se distrai com pequenos criminosos, o enlouquecido Riddler de Paul Dano assume a corrupção no topo“, avalia.
“Pode nunca haver um momento em que os cidadãos estejam completamente felizes com seus líderes, mas ‘Batman’ parece assustadoramente sintonizado com nosso descontentamento coletivo, até seu clímax de inauguração aterrorizante e oscilante na anarquia“, concluiu Peter, por fim.
“Batman” está disponível na HBO Max, em plataformas de compra e aluguel digital, e também em Blu-ray e DVD.