Dois filmes aguardados pelos cinéfilos chegarão aos cinemas na próxima quinta (20/7), “Barbie” e “Oppenheimer”. Ambos trazem um elenco estelar e são dirigidos por cineastas renomados, respectivamente Greta Gerwig (de “Adoráveis Mulheres”) e Christopher Nolan (da trilogia do “Batman” com Christian Bale). Qual se sairá melhor em bilheteria? Tudo indica que “Barbie”.
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O live-action da boneca, protagonizado por Margot Robbie, se beneficia da classificação indicativa de 12 anos. “Oppenheimer”, estrelado por Cillian Murphy, foi classificado para maiores de idade. Menores, só acompanhados. Isso restringe bastante o público do filme de Christopher Nolan, claro.
“Oppenheimer”, no entanto, se beneficiará da ocupação das salas IMAX, que contam com ingressos mais caros. O filme dominará as salas IMAX nos Estados Unidos, o que até irritou Tom Cruise. Isso eleva os ganhos do filme em venda de ingressos.
Marketing, bilheteria e premiações
Por outro lado, “Barbie” tem a seu favor uma divulgação massiva há semanas. Com a greve de atores iniciada nesta semana, isso se torna um trunfo para o filme. Lojas, restaurantes e redes de cinema fecharam acordos milionários para produtos exclusivos com o nome da boneca. Além disso, a trilha sonora, com nomes como Dua Lipa, Billie Eilish, Nicki Minaj, Karol G e Sam Smith, se divulga por si própria. “Oppenheimer”, outra vertente do cinema, não tem todo esse marketing a seu favor.
De acordo com projeções iniciais divulgadas pelo Deadline, “Barbie” pode fechar o primeiro fim de semana com bilheteria entre US$ 80 milhões e US$ 100 milhões nos Estados Unidos. Já de “Oppenheimer” espera-se algo entre US$ 40 milhões e US$ 50 milhões. Então, em termos de bilheteria, “Barbie” tem tudo para levar a melhor. “Oppenheimer”, passado o período de greve, deverá investir na campanha pelo Oscar.