in

Banijay lança o ‘Banijay Launch’, programa que vai apoiar mulheres no mercado audiovisual

Profissionais brasileiras poderão inscrever projetos autorais e enviar roteiros de não ficção escritos em português

Foto: Unsplash.

A Banijay lançou um novo programa global, desenhado para apoiar e incentivar exclusivamente mulheres e criadoras de formatos de não ficção. A iniciativa foi apresentada em Cannes durante o MIPCOM 2023. O projeto Banijay Launch é voltado para descobrir e incubar novos talentos, apoiando assim uma próxima geração de criadores.

Desenvolvido por Sharon Levy, CEO (Chief Executive Officer) da Endemol Shine North América, e co-liderado por James Townley, CCO (Chief Content Officer) da Banijay, o Banijay Launch oferecerá mentoria às mulheres selecionadas por um grupo de criativos globais do grupo. Profissionais brasileiras poderão inscrever projetos autorais e enviar roteiros de não ficção escritos em português, acesse aqui.

Foto: Unsplash.

Concebido como estratégia global para abordar a desigualdade de gênero e estimular a criatividade, o Banijay Launch irá procurar formatos desconhecidos com apelo internacional, a partir de um grupo de mulheres, proporcionando uma nova oportunidade para diversificar ainda mais o seu talento e IP em todo o mundo.

Leia Mais:

Banijay Launch

O Banijay Launch foi inspirado no programa Propelle, uma iniciativa aceleradora voltada para mulheres, criada e desenvolvida em 2020 pela Abby Greensfelder, CEO da Everywoman Studios. 

Abby Greensfelder, CEO da Everywoman Studios. Foto: Reprodução/LinkedIn.

O programa conta com uma parceria de dois anos concebida por Sharon Levy e pela Endemol Shine North América com a Everywoman Studios e o Realscreen. Greensfelder atuou como consultora na criação do Banijay Launch e fará parte do painel de jurados neste primeiro ano de iniciativa. 

Para apoiar o programa, a Banijay Américas encomendou um estudo inédito ao Geena Davis Institute on Gender in Media, em parceria com a Everywoman Studios. O instituto é a única organização global sem fins lucrativos, orientada por dados, que investiga a diversidade, equidade e a inclusão nos meios de comunicação e no entretenimento, visando assim, mitigar preconceitos inconscientes, promovendo a inclusão e reduzindo sistematicamente os estereótipos negativos.

O estudo investigará a inclusão de mulheres em papéis de liderança criativa em produções não roteirizadas em quatro territórios distintos: Brasil, Reino Unido e EUA, além de um território da UE a ser determinado. As inscrições podem ser feitas através do site.

Mas, como funciona?  

A Banijay selecionará de três a cinco finalistas que serão orientadas por um time criativo local para desenvolverem os seus formatos, com o objetivo de produzi-los. O concurso culminará em uma apresentação ao vivo perante um painel de jurados liderado por Levy e Townley. 

Além disso, outros jurados também participarão, como Marco Bassetti, Diretor Executivo da Banijay; Pilar Blasco, Directora Executiva da Banijay Iberia; e Abby Greensfelder, Fundadora e Diretora Executiva da Everywoman Studios. O vencedor será anunciado durante o London Screenings 2024. 

“Como grupo, a Banijay está constantemente explorando novas formas de apoiar o mercado audiovisual, desenvolvendo conteúdos, diversificando seu pipeline e, aperfeiçoando a sua capacidade criativa. Com um histórico indiscutível de IP itinerante, uma rede enorme de produtores de primeira linha em todo o território e uma infraestrutura líder em formatos não roteirizados, a empresa, liderada pela Creative Networks, está preparada para abrir as suas portas a mentes criativas ainda não descobertas. Através do Banijay Launch e da parceria com o Geena Davis Institute, esperamos dar as boas-vindas a mulheres criadoras que estão na luta para que suas vozes sejam ouvidas, estabelecendo uma nova narrativa para a indústria e promovendo a próxima geração de criadores de formatos não roteirizados”, disse Sharon Levy, CEO da Endemol Shine North America.

Sharon Levy, CEO da Endemol Shine North America. Foto: Reprodução/LinkedIn.

“Na Banijay, nos orgulhamos de ter mundialmente mais de 50% dos nossos cargos de direção ocupados por mulheres. No entanto, reconhecemos que o cenário nem sempre tem apoiado este grupo demográfico de criadores. Com o Banijay Launch, estamos empenhados em liderar uma série de novas ideias de formatos de não ficção, idealizadas por mulheres, e, ao fazê-lo, esperamos trazer novas vozes e talentos para o mercado, com o potencial de criar o próximo Survivor, MasterChef ou Big Brother”, comenta Marco Bassetti, Diretor Executivo da Banijay.

Marco Bassetti, Diretor Executivo da Banijay. Foto: Reprodução/LinkedIn.

A iniciativa aproveitará a infraestrutura e a experiência da Creative Networks, o departamento de conteúdos não roteirizados da Banijay, co-dirigido por Townley e Lucas Green, Diretor de Conteúdos Operacionais. 

Os embaixadores do Banijay Launch trabalharão localmente para orientar os seus respectivos candidatos desde o desenvolvimento do formato até que ele chegue às telas. No Brasil, Natasha Szaniecki, Endemol Shine Brasil, assumirá o cargo.

Natasha Szaniecki, Endemol Shine Brasil. Foto: Reprodução/LinkedIn.