A Banijay lançou um novo programa global, desenhado para apoiar e incentivar exclusivamente mulheres e criadoras de formatos de não ficção. A iniciativa foi apresentada em Cannes durante o MIPCOM 2023. O projeto Banijay Launch é voltado para descobrir e incubar novos talentos, apoiando assim uma próxima geração de criadores.
Desenvolvido por Sharon Levy, CEO (Chief Executive Officer) da Endemol Shine North América, e co-liderado por James Townley, CCO (Chief Content Officer) da Banijay, o Banijay Launch oferecerá mentoria às mulheres selecionadas por um grupo de criativos globais do grupo. Profissionais brasileiras poderão inscrever projetos autorais e enviar roteiros de não ficção escritos em português, acesse aqui.
Concebido como estratégia global para abordar a desigualdade de gênero e estimular a criatividade, o Banijay Launch irá procurar formatos desconhecidos com apelo internacional, a partir de um grupo de mulheres, proporcionando uma nova oportunidade para diversificar ainda mais o seu talento e IP em todo o mundo.
Leia Mais:
- Endemol Shine Brasil anuncia Caroline Dibe como head de ESG
- Emicida, Drik Barbosa e Djonga juntos em campanha da Budweiser
- Na TV: Programa com Ivete Sangalo é confirmado pela Endemol Brasil
Banijay Launch
O Banijay Launch foi inspirado no programa Propelle, uma iniciativa aceleradora voltada para mulheres, criada e desenvolvida em 2020 pela Abby Greensfelder, CEO da Everywoman Studios.
O programa conta com uma parceria de dois anos concebida por Sharon Levy e pela Endemol Shine North América com a Everywoman Studios e o Realscreen. Greensfelder atuou como consultora na criação do Banijay Launch e fará parte do painel de jurados neste primeiro ano de iniciativa.
Para apoiar o programa, a Banijay Américas encomendou um estudo inédito ao Geena Davis Institute on Gender in Media, em parceria com a Everywoman Studios. O instituto é a única organização global sem fins lucrativos, orientada por dados, que investiga a diversidade, equidade e a inclusão nos meios de comunicação e no entretenimento, visando assim, mitigar preconceitos inconscientes, promovendo a inclusão e reduzindo sistematicamente os estereótipos negativos.
O estudo investigará a inclusão de mulheres em papéis de liderança criativa em produções não roteirizadas em quatro territórios distintos: Brasil, Reino Unido e EUA, além de um território da UE a ser determinado. As inscrições podem ser feitas através do site.
Mas, como funciona?
A Banijay selecionará de três a cinco finalistas que serão orientadas por um time criativo local para desenvolverem os seus formatos, com o objetivo de produzi-los. O concurso culminará em uma apresentação ao vivo perante um painel de jurados liderado por Levy e Townley.
Além disso, outros jurados também participarão, como Marco Bassetti, Diretor Executivo da Banijay; Pilar Blasco, Directora Executiva da Banijay Iberia; e Abby Greensfelder, Fundadora e Diretora Executiva da Everywoman Studios. O vencedor será anunciado durante o London Screenings 2024.
“Como grupo, a Banijay está constantemente explorando novas formas de apoiar o mercado audiovisual, desenvolvendo conteúdos, diversificando seu pipeline e, aperfeiçoando a sua capacidade criativa. Com um histórico indiscutível de IP itinerante, uma rede enorme de produtores de primeira linha em todo o território e uma infraestrutura líder em formatos não roteirizados, a empresa, liderada pela Creative Networks, está preparada para abrir as suas portas a mentes criativas ainda não descobertas. Através do Banijay Launch e da parceria com o Geena Davis Institute, esperamos dar as boas-vindas a mulheres criadoras que estão na luta para que suas vozes sejam ouvidas, estabelecendo uma nova narrativa para a indústria e promovendo a próxima geração de criadores de formatos não roteirizados”, disse Sharon Levy, CEO da Endemol Shine North America.
“Na Banijay, nos orgulhamos de ter mundialmente mais de 50% dos nossos cargos de direção ocupados por mulheres. No entanto, reconhecemos que o cenário nem sempre tem apoiado este grupo demográfico de criadores. Com o Banijay Launch, estamos empenhados em liderar uma série de novas ideias de formatos de não ficção, idealizadas por mulheres, e, ao fazê-lo, esperamos trazer novas vozes e talentos para o mercado, com o potencial de criar o próximo Survivor, MasterChef ou Big Brother”, comenta Marco Bassetti, Diretor Executivo da Banijay.
A iniciativa aproveitará a infraestrutura e a experiência da Creative Networks, o departamento de conteúdos não roteirizados da Banijay, co-dirigido por Townley e Lucas Green, Diretor de Conteúdos Operacionais.
Os embaixadores do Banijay Launch trabalharão localmente para orientar os seus respectivos candidatos desde o desenvolvimento do formato até que ele chegue às telas. No Brasil, Natasha Szaniecki, Endemol Shine Brasil, assumirá o cargo.