A banda Bala Desejo não vai mais abrir o show da cantora estadunidense Erykah Badu que acontece em São Paulo no dia 14 de janeiro. A banda havia sido anunciada em um line-up com Céu e Gilsons. Logo, surgiu na internet uma polêmica afirmando que os artistas escolhidos não são de representatividade de talentosas mulheres pretas, assim como Badu é referência.
Leia Mais:
- Rock in Rio: Repórter do Multishow e o beijo quíntuplo com o Bala Desejo
- Quem é Bala Desejo, banda que já nasceu na grade de grandes festivais?
- Grammy Latino 2022: Veja a lista completa de vencedores!
Por conta da polêmica, a banda Bala Desejo resolveu se retirar, por conta própria, do evento. Um comunicado foi divulgado nesta quinta-feira (24 de novembro) explicando os motivos.
Leia o comunicado na íntegra:
Ontem fomos anunciados como uma das bandas de abertura do show de Erykah Badu em São Paulo.
Aceitamos o convite antes de saber exatamente quais seriam os artistas do line up e a programação completa do festival. Como uma banda, buscamos sempre estar próximos do público, mas é preciso que o público esteja próximo também de toda uma cena pulsante que, muitas vezes, fica à margem desse olhar curatorial. Depois do ocorrido e em respeito ao público que de pronto se posicionou assertivamente, decidimos NÃO participar mais desse evento.
Esperamos ser substituídos por muitos dos talentos da música preta brasileira, alguém que dialogue diretamente com o legado de Badu. Há muitos artistas com mais propriedade para ocupar esse lugar do que nós.
E que todos os festivais do Brasil se conscientizem da necessidade mais que urgente de construir line ups que contemplem as questões de representatividade e que respeitem a história e os contextos no qual cada manifestação artística se dá. Existem inúmeras opções de artistas brilhantes para compor as programações e não concordamos com a ausência deles.
Esperamos que o festival se pronuncie e opere as mudanças mais do que necessárias.
Leia Mais:
- Alceu Valença recebe o Prêmio UBC em cerimônia com artistas da música brasileira
- Conheça as atrações do Ecoando Festival 2022 do Amazon Music
- Coala Festival anuncia a maior edição de sua história com três dias de duração
Protestos
Xênia França foi uma das principais pessoas que apontaram a problemática. “Hoje acordei bombardeada de tags no post que anuncia a vinda de Erykah Badu à SP. E surpreendendo um total de zero pessoas, (…) o lineup de abertura do show totalmente desconectado do momento presente, dado que essa artista é uma instituição da cultura preta mundial“, diz ela.
“O que observo é o mercado viciado e fazendo as mesmas escolhas de sempre: ignorar pra não apagar artistas negros do Brasil , sobretudo as mulheres“, observou.
Duda Dello Russo foi outra que comentou e até apontou opções mais adequadas: “Temos Tasha & Tracie, N.I.N.A., Flora Matos, Ajuliacosta, Sharylaine, Tassia Reis, Brisa Flow“, listou.
Vale ressaltar que a cantora Céu também cancelou sua participação.