in , ,

BaianaSystem revoluciona Carnaval e marca seu nome na história de Salvador

Com o Navio Pirata, o grupo expõe que é possível inovar sem precisar jogar fora a tradição da folia soteropolitana

BaianaSystem
(Foto: Instagram/@baianasystem)

O BaianaSystem arrasta uma multidão de pessoas pelos circuitos carnavalescos em Salvador e, também, fora da capital baiana. Formado em 2009, o projeto tinha um objetivo bem definido: descobrir novas possibilidades musicais para a guitarra baiana. Desde então, o grupo tem revolucionado o Carnaval e mostrado que é possível inovar dentro dos ritmos tradicionais.

LEIA MAIS:

BaianaSystem
BaianaSystem se prepara para agitar a multidão na abertura do Carnaval de Salvador. (Foto: Instagram/@baianasystem)

O primeiro Carnaval do grupo aconteceu em 2010. Ainda desconhecidos para a grande parte do público, BaianaSystem recebeu B Negão e Lucas Santtana como convidados do seu trio de estreia. Em seguida, os músicos já tomaram conta do Largo do Pelourinho, iniciando, assim, uma trajetória para a música baiana.

O recuo das cordas no Carnaval soteropolitano contribuiu para a popularização dos trios pipoca e, então, a ascensão do Navio Pirata, trio que faz parte do Furdunço desde 2014. Por lá, o grupo se tornou uma das atrações mais aguardadas pelo público, que faz questão de cantar e dançar os maiores sucessos com os artistas.

“Do alto do seu Navio Pirata, estes destemidos tripulantes, ao mesmo tempo que traduzem em seu próprio estilo, os sons das ruas e vielas, propõe uma nova ordem; libertária, capaz de provocar uma catarse coletiva por onde quer que passem”, disse BNegão.

Neste ano, o BaianaSystem foi o responsável por fechar o aquecimento para o Carnaval na capital baiana. Por isso, o trio contou com participações de Luedji Luna, Vandal, BNegão, Dino D’Santiago e do Branko, DJ e produtor português que faz parte do Buraka Som Sistema.

LEIA MAIS:

Nesses dez anos de Furdunço, BaianaSystem se dividiu entre explorar possibilidades musicais que, então, colaboraram para o lançamento de cinco álbuns, além de levar a música baiana para diferentes locais no Brasil e no mundo. Eles também viram a festa crescer e se tornar um dos momentos marcantes da agenda de Salvador.

Enquanto isso, o grupo também se dedica a contribuir para a história de Salvador. Afinal, o BaianaSystem relata, através de suas músicas, as realidades vividas pelos soteropolitanos, além de citar locais e característica do espaço onde foi o berço para o grupo que, hoje, exibe, com orgulho, um ritmo único e difícil de se definir.

BaianaSystem representa a revolução na abertura do Carnaval de Salvador

Se em 2009 a descoberta de novas possibilidades sonoras era apenas um projeto, hoje, em 2024, a ideia já se tornou uma realidade. Desbravando o mar de gente, o grupo se prepara para fazer parte da abertura do Carnaval de Salvador, nesta quinta-feira (8).

Ao lado de Carlinhos Brown e Ivete Sangalo, BaianaSystem comandará um trio pela folia de Momo, na Praça Castro Alves. O espaço faz parte da história do Carnaval de rua em Salvador e é, comumente, citado em diversas músicas.

Por isso, o BaianaSystem se consagra como representantes de uma revolução, e renovação, da folia soteropolitana. Prova disso é a escolha do grupo para dividir um momento marcante ao lado de Brown, grande mestre da música baiana, e Veveta, a maior estrela derivada da axé music.

Juntos, os três trios se encontrarão e, juntos, homenagearão os blocos afros, que serão representados pelo Ilê Aiyê, pioneiro no quesito. A ideia é proporcionar encontros entre os artistas e, também, participações do Ilê Aiyê nos trios. Os artistas também demonstrarão a importância e impacto que o primeiro bloco afro do Brasil possui em suas vidas. A festa, inclusive, será transmitida pela Globo.

BaianaSystem leva o Navio Pirata para a capital paulista

A força e impacto do BaianaSystem também dominarão São Paulo. O grupo, que estreou em 2018 no Carnaval paulista, se prepara para mais uma viagem com o Navio Pirata no dia 17 de fevereiro.

A saída do trio acontecerá no Obelisco do Ibirapuera, que já foi palco para o mar de gente formado pelos foliões dispostos a acompanhar o grupo. Em edições anteriores, o BaianaSystem foi responsável por levar 750 mil pessoas no entorno do Parque Ibirapuera.

Dessa forma, é possível afirmar que a onda revolucionária e cheia de boas energias gerada pelo grupo é capaz de impactar não apenas os soteropolitanos, mas, também, foliões espalhados por todo o país.