Bad Bunny e Christina Aguilera serão os grandes homenageados do GLAAD Media Awards 2023, premiação norte-americana que celebra personalidades LGBTQIA+ que se destacaram ao longo do ano no cinema, televisão, música e jornalismo. O porto-riquenho receberá o prêmio Vanguard Award e Xtina, por sua vez, o Advocate for Change Award, ambos pelo apoio e forte vínculo à comunidade LGBTQIA+.
LEIA MAIS:
- Anitta ganha indicação ao GLAAD Media Awards 2023, premiação LGBTQIA+
- Bad Bunny torna Instagram privado e avisa: vão sentir minha falta
- Bad Bunny é produtor executivo da série Os Dois Morrem No Final
No que se refere a Bad Bunny, 3x Grammy Winner e o artista mais consumido no Spotify a nível global em 2022, a ONG estadunidense GLAAD, que está por trás da honraria, exaltou a luz que o dono do disco “Un Verano Sin Ti” (2022) dá ao amor e afeto queer em suas letras, performances ao vivo e videoclipes.
Dentre os feitos de Bunny em prol da comunidade LGBTQIA+, a organização ressalta o clipe da canção “Yo Perreo Sola”, em que ele aparece vestido de travesti. “Fiz isso para mostrar apoio àqueles que precisam. Posso não ser gay, mas sou humano”, disse ele à revista Rolling Stone à época.
O GLAAD destaca, ainda, uma performance no programa de TV americano “The Tonight Show Starring Jimmy Fallon”, em que o cantor usa uma camisa em homenagem à Alexa Negrón Luciano, uma mulher trans assassinada na cidade de Toa Baja, Porto Rico. Na estampa, há a frase: “Eles mataram Alexa, não um homem de saia”.
LEIA MAIS:
- Maroon 5 e Christina Aguilera atingem 1 bilhão de streams no Spotify com Moves Like Jagger
- Christina Aguilera é confirmada em festival no Chile e aumenta rumores de turnê na América Latina
- Grammy Latino: Christina Aguilera convida Christian Nodal para performance de Cuando Me De La Gana
Fazendo jus ao prêmio de “Advocate for Change Award”, a organização destaca “Beautiful”, um dos maiores sucessos e clássicos da discografia de Xtina, que promove uma mensagem de autoaceitação. À época do lançamento da música, em 2002, Aguilera a dedicou à comunidade LGBTQIA+. No ano passado, a canção ganhou um novo videoclipe em celebração aos 20 anos de lançamento.
Vários outros feitos de Christina foram colocados em evidência, como o fato de a artista ter arrecadado US$500 milhões para pesquisas sobre o vírus HIV, causador da AIDS, junto à marca de cosméticos MAC, em 2004. Para o GLAAD, “Aguilera redefiniu o que significa ser um verdadeiro defensor da comunidade LGBTQIA+”.
Com Anitta entre os indicados, o GLAAD Media Awards 2023 acontece no dia 30 de março, direto de Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos.