in ,

Axé em alta: parcerias com artistas de outros segmentos dão novo fôlego ao gênero baiano


O axé e o pagode baiano dão sinais de revitalização e fortalecimento neste pré-Carnaval. Representantes da sonoridade baiana vêm sendo requisitados para parcerias com grandes nomes da cena pop nacional. Basta dizer que duas das cantoras mais fortes do segmento, Anitta e Ludmilla, estão se apropriando dos ritmos típicos e dos rostos conhecidos da folia de Salvador para esse início de ano. Além de cantarem hinos do axé em seus blocos de Carnaval, Anitta vai lançar música com Psirico e Ludmilla, com Ivete Sangalo.

(Foto: Moises Almeida)

Lud, aliás, também está no single novo do Harmonia do Samba, “Sacanagenzinha”, cujo clipe estrado recentemente já está com cinco milhões de visualizações. Além disso, o nome da cantora aparece no Top 50 do Spotify junto de Léo Santana, no já hit “Invocada”, que registra 62 milhões de reproduções na plataforma. Seu pop funk nunca dialogou tanto com o axé.

Seu parceiro Léo Santana é um dos nomes mais requisitados do momento. Ele gravou participações nos novos singles de Pocah (“Lei da Gravidade”) e Luan Santana (“Sofrendo Feito um Louco”, que também traz o Olodum). “O Luan me chamou pra gravar uma música que ele gravou no DVD dele, em Salvador. Eu fico sempre naquela: ‘pô, mas essa música já está rolando’. E ele: ‘mas eu não trabalhei, não fiz nada com ela ainda. Ela tá rolando porque tá no DVD e tá indo de forma natural’. Ele conseguiu me convencer e fez uma mistura boa com o Olodum. Deu bem a cara da Bahia”, Léo disse ao site iBahia. Fora o feat. com Ludmilla, o cantor também aparece no Top 50 do Spotify com Anitta, em “Contatinho”, que ficou em 3º lugar no ranking de músicas do verão na opinião dos leitores do POPline.

Outro representante do pagode baiano que está em alta no pré-Carnaval é Psirico. Sua parceria com Pabllo Vittar ganhou ainda mais destaque depois que o CONAR restringiu o clipe para maiores de 18 anos no Youtube. O vídeo acumula 52 milhões de visualizações. Além disso, o vocalista Marcio Victor se associou também a Anitta neste verão. Os dois gravaram o clipe da música inédita no domingo (26/1), durante o ensaio do “Bloco das Poderosas” no Rio de Janeiro. O lançamento não deve demorar para acontecer.

Talvez o nome mais mainstream de Salvador, Ivete Sangalo lançou um EP carnavalesco com três faixas na semana passada. Mas ela também chega ao verão de 2020 colaborando com outros estilos. Além da parceria iminente com Ludmilla, a cantora está no single atual de Silva, “Pra Vida Inteira”. Desde o ano passado, o artista capixaba se aproxima do axé. Silva já havia lançado “Brisa”, uma homenagem à Bahia, e um EP com versões de música baiana, o “Bloco do Silva”.

As colaborações refletem o frenesi de lançamentos de início de ano, impulsionados pelo Carnaval – época boa para emplacar um hit. Tanta gente estar interessada no axé e no pagode baiano pode indicar uma tendência de resgate do estilo, dominante nos anos 1990. O POPline estará de olhos nos próximos passos.