#BIZ

Aviso de direitos autorais no YouTube: saiba como resolver

Foto: Reprodução

Por que o seu vídeo pode ser derrubado do YouTube? Quais os motivos? O que é um strike ou takedown dentro da plataforma? Muita gente ainda não sabe o que é e como reagir caso isso aconteça.

Nesta sexta-feira (26), a cantora Francinne passou por uma situação inusitada, mas que pode acontecer com qualquer artista que usa o YouTube como canal de divulgação do seu trabalho. O clipe recém lançado pela artista foi retirado do ar por causa de uma reivindicação de direitos autorais. Para entender o caso completo clique aqui.

(Foto: Reprodução / YouTube)

Baseado neste fato recente e objetivando compartilhamento de informação, o GuiaMM do POPline.Biz é Mundo da Música traz esta semana um roteiro para explicar em detalhes como funciona esse tipo de reivindicação e como resolver a questão dentro do YouTube.

Direitos Autorais no YouTube

Quando você recebe um aviso de direitos autorais, isso significa que um detentor de direitos autorais enviou para o YouTube uma solicitação de remoção oficial completa e válida por usar conteúdo protegido por direitos autorais. Quando a plataforma recebe esse tipo de notificação, o vídeo é removido para cumprir a lei de direitos autorais.

Um vídeo pode receber apenas um aviso de direitos autorais por vez e ela pode ser manual ou automática via Content ID. Vale destacar que um vídeo pode ser removido por outros motivos além dos direitos autorais e que as reivindicações do Content ID não resultam em um aviso.

Mas, o que acontece quando você recebe um aviso de direitos autorais? Na primeira vez que você receber um, precisará participar do Curso de direitos autorais. Ele ajuda os criadores de conteúdo a entender o que são direitos autorais e como eles são aplicados no YouTube.

Vale destacar que os avisos de direitos autorais podem afetar sua monetização. Além disso, caso sua transmissão ao vivo seja removida devido a uma violação desse tipo, seu acesso a esse recurso ficará restrito por 90 dias.

Se você receber três avisos de direitos autorais:

  • sua conta e os canais associados a ela poderão ser encerrados;
  • todos os vídeos enviados na sua conta serão removidos;
    você não poderá criar canais novos.
  • Como funciona o Content ID

Proprietários de direitos autorais podem utilizar um sistema chamado Content ID para identificar e gerenciar o conteúdo deles no YouTube com facilidade. Os vídeos enviados ao YouTube são verificados em relação a um banco de dados de arquivos enviados pelos proprietários do conteúdo.

Se você enviar um vídeo com material protegido por direitos autorais, ele poderá receber uma reivindicação gerada automaticamente. Os detentores de direitos autorais podem configurar o Content ID para bloquear envios que correspondam a uma obra protegida deles. Eles também podem permitir que o conteúdo reivindicado permaneça no YouTube com anúncios. Nesses casos, a receita de publicidade é enviada aos detentores de direitos autorais.

Há três maneiras de resolver um aviso de direitos autorais:

  1. Aguardar até expirar: os avisos de direitos autorais expiram depois de 90 dias. Se essa foi a primeira vez que você recebeu um desses, precisará concluir o Curso de direitos autorais.
  2. Solicitar a retirada: entre em contato com a pessoa que fez a reivindicação por violação de direitos autorais e solicite a retirada.
  3. Enviar uma contranotificação: se você acha que seu vídeo foi removido incorretamente ou se qualifica como caso de uso aceitável, envie uma contranotificação.

Quer saber mais? Assista o vídeo de explicação do YouTube:

Destaques

#Mercado

Na linha de frente contra os impactos negativos da Inteligência Artificial no que é relativo aos direitos autorais de criadores, a Pró-Música Brasil, iniciativa...

#Mercado

Visando combater o uso da Inteligência Artificial para manipulação de streams e outros abusos e ações fraudulentas, a Deezer se torna a primeira plataforma...

#Noticias

Ana Castela vive um ótimo momento em sua carreira. Depois de estrear no Palco Mundo do Rock in Rio no último mês de setembro,...

Copyright © 2006-2024 POPline Produções Artísticas & Comunicações LTDA.

Sair da versão mobile