Menu
in

Astrud Gilberto, eterna voz de “Garota de Ipanema”, morre aos 83 anos

O falecimento da artista, que é um ícone da bossa nova, foi comunicado pela neta nas redes sociais

Astrud Gilberto, ícone da bossa nova, faleceu aos 83 anos. (Foto: Divulgação)

Na noite da última segunda-feira (5), a cantora e compositora Astrud Gilberto, ícone da bossa nova, faleceu aos 83 anos. Pioneira, ela foi uma das responsáveis por tornar a música brasileira conhecida no exterior e deu voz a canções que ganharam o mundo. A morte da artista, que foi casada com João Gilberto, entre 1959 a 1964, foi confirmada por sua neta, Sofia Gilberto, através das redes sociais. “Astrud foi a verdadeira garota que levou a bossa nova de Ipanema para o mundo”, afirmou a neta.

Astrud Gilberto. (Foto: Divulgação)

LEIA MAIS:

Conhecida por levar a bossa nova para o mundo, Astrud Gilberto ganhou o Grammy de Música do Ano, em 1965, pela música “Garota de Ipanema”, com Stan Getz. Com o marco, ela foi a primeira mulher a vencer a categoria. A artista também recebeu o prêmio Latin Jazz USA pelo conjunto de sua obra em 1992 e foi incluída no International Latin Music Hall of Fame em 2002.

Apesar do sucesso, com o passar do tempo, Astrud se manteve longe dos holofotes. A cantora nunca se aposentou oficialmente, contudo, em 2002 ela anunciou que tiraria “uma folga por tempo indeterminado” das apresentações públicas.

Em suas redes sociais, Sofia Gilberto confirmou o falecimento da avó em um texto emocionante. “Minha vovó Astrud Gilberto fez essa música pra mim, se chama ‘Linda Sofia’. Inclusive, ela queria que meu nome fosse Linda Sofia. A vida é linda, como diz a música, mas venho trazer a triste notícia que minha avó virou estrela hoje e está ao lado do meu avô João Gilberto, escreveu.

“Astrud foi a verdadeira garota que levou a bossa nova de Ipanema para o mundo. Foi a pioneira e a melhor”, afirmou Sofia.

Na homenagem, a neta da artista ainda relembrou a bela trajetória artística de Astrud Gilberto: “Aos 22 anos, deu voz à versão em inglês de “Garota de Ipanema” e ganhou fama internacional. A música, um hino da bossa nova, se consagrou como a segunda mais tocada em todo o mundo principalmente por sua causa”.

LEIA MAIS:

Ao divulgar o single “Girl From Rio”, em 2021, Anitta relembrou a importância de Astrud Gilberto na história da tão famosa “Garota de Ipanema”.

“Foi com esta versão de 1964 que ‘Garota de Ipanema’ se tornou ‘A Garota de Ipanema’ e começou a se tornar um sucesso mundial. A música gravada na voz de Astrud Gilberto e Stan Getz no sax faz parte de um álbum que apresentou a bossa nova ao mundo numa época em que ela já estava em declínio no Brasil”, escreveu Anitta, em uma publicação.

“A nova versão ganhou um Grammy de Melhor Disco do Ano em 1965 e o título de um dos álbuns de jazz mais vendidos de todos os tempos. Astrud foi escolhida para cantar a música por ser a brasileira que melhor falava inglês, apesar de ser inexperiente como cantora. Mesmo assim, criou a estética que caracteriza a voz feminina na bossa nova: um estilo vocal sóbrio, quase sussurrado, sem excessos”, concluiu a artista.

Compartilhe:

Sair da versão mobile