“Admirável Chip Novo (RE)ATIVADO” da Pitty é um dos lançamentos mais impactantes de 2023 e é claro que quanto mais a gente souber como ele se desenvolveu, melhor. A celebração dos 20 anos de estreia do disco trouxe nomes diversos e de destaque da música brasileira, na ordem: Emicida, Planet Hemp, Ney Matogrosso, Pabllo Vittar, Tuyo, Céu, Criolo & Tropkillaz, Sandy, Mc Carol, Marina Peralta & Rockers Control e Supercombo.
LEIA MAIS
> Pitty promove encontro de identidades e gerações em “ADMIRÁVEL CHIP NOVO (RE)ATIVADO”
> Pitty compara inclusão em playlists e demanda para shows: “O jabá foi mudando de lugar”
> Pitty é a convidada especial do show da Alanis Morissette no Brasil
No MiniDoc, os participantes de “(RE)ATIVADO” fazem retrospectiva de 20 anos atrás – quem eram, onde estavam -, falam sobre adaptação do repertório para que ficasse com identidade própria e como foi receber o convite para integrar o projeto.
Sobre “Admirável Chip Novo (RE)ATIVADO”, Pitty explicou: “O mote do projeto era justamente que eu não interferisse em nada do processo criativo das pessoas convidadas […]. ‘Pega essa música e faz dela tua’. E eu amei me jogar nessa experiência de desapego. E que HONRA!”, contou a cantora, que segurou ouvir as músicas até onde pôde já que queria ser surpreendida.
Nas canções revisitadas e ‘reimaginadas’, a premissa era de que cada artista imprimisse sua própria identidade, essência e sonoridade na faixa. Ao ouvir cada uma das 11 delas que compõem a tracklist, não é difícil se pegar com a sensação de que a música que está sendo ouvida pertence ao repertório do próprio artista que a está interpretando. Ainda assim, porém, é inerente a marca de Pitty em cada uma.
Muitas celebrações aconteceram neste ano, como a “Turnê ACNXX”, que tem a cantora interpretando o álbum na íntegra e na sequência, e o lançamento do álbum “Espelhos”, que traz as faixas do registro “Admirável Vídeo Novo” remasterizadas.