As informações sobre a explosão de uma bomba após o show da cantora Ariana Grande na cidade de Manchester, no norte da Inglaterra, não pararam de ser divulgadas pela imprensa britânica e agências de notícias.
Confira abaixo o resumo do que está sendo tratado pela polícia como ataque terrorista. Lembrando que as informações, principalmente no que diz respeito ao número de mortos e feridos, estão sendo atualizadas a todo momento.
A EXPLOSÃO
A explosão aconteceu por volta das 22h33 hora local (18h33 horário de Brasília) desta segunda-feira (22) na cidade de Manchester, no norte da Inglaterra. De acordo com a imprensa britânica, uma bomba amarrada em um terrorista suicida foi detonada no acesso à Arena Manchester no final do show da cantora. Ela havia acabado de apresentar a última música do setlist e fãs e familiares já deixavam o local do evento.
VÍTIMAS
Até o momento, a polícia britânica fala em 22 mortos e 59 feridos. Há ainda desaparecidos. Amigos e familiares usam as redes sociais e uma linha telefônica disponibilizada pelo Governo para tentar localizar os fãs. A imprensa internacional informou nesta terça que a primeira vítima fatal identificada é a estudante Georgina Callander, de 16 anos. Dos feridos ainda em atendimento, 12 tem menos de 16 anos. Uma criança de 8 anos também está entre os mortos.
O RESPONSÁVEL
A imprensa britânica afirma que o homem responsável pela detonação da bomba já teria sido identificado assim como sua nacionalidade, mas que essas informações serão mantidas em sigilo para o andamento das investigações. O homem teria agido sozinho e morreu também no ataque. Na manhã desta terça-feira (23), um jovem de 22 anos foi preso suspeito de ligação com o atentado e o Estado Islâmico assumiu a responsabilidade da ação.
A REAÇÃO DE OUTROS ARTISTAS
Vários artistas usaram as redes sociais para prestar solidariedade e se pronunciar sobre o ataque. Katy Perry, Bruno Mars, Taylor Swift, Miley Cyrus, Hayley Williams (Paramore), Little Mix, Demi Lovato, Dua Lipa, Anne-Marie, Justin Bieber, Emma Bunton, Tori Kelly, David Guetta, Fifth Harmony, Nicki Minaj, Zara Larsson, Meghan Trainor, Ne-Yo, Nick Jonas, e muitos outros se pronunciaram.
ARIANA GRANDE
A cantora se pronunciou também pelas redes sociais horas após o atentado. Ariana pediu desculpas e se disse devastada. “Sem palavras”, escreveu. Segundo o TMZ, ela está bastante abalada e não possui condições de se apresentar o que levou a suspensão da sua atual turnê na Europa.
A TURNÊ
De acordo com o site TMZ, a equipe de Ariana Grande e a cantora concordaram em suspender os shows já marcados na Europa – isso inclui um show em Londres marcado para esta quinta-feira e apresentações na Bélgica, Polônia, Alemanha, Suíça, França, Portugal, Espanha, Itália. “Uma fonte nos disse que ela está incapaz de se apresentar. Ela e sua equipe também estão preocupados com a segurança”, afirmou o entrevistado pelo TMZ listando os principais motivos para a suspensão da turnê.
* Essas informações podem ser atualizadas a qualquer momento