in

Artistas de K-Pop costumam regravar músicas de ídolos ocidentais: confira algumas versões!

Uma das ferramentas utilizadas no K-Pop é a regravação de músicas de outros artistas – algo que era também muito comum no pop brasileiro dos anos 1990 e 2000, encabeçado por Sandy & Junior e Rouge. Várias músicas conhecidas de popstars ocidentais já ganharam versões em coreano – ou mantidas em inglês mesmo – nas vozes de “idols” da Coreia do Sul. Confira:

Boyfriend Material

Ariana Grande nunca lançou essa música. Ela a gravou para seu primeiro álbum, mas o material foi descartado no corte final da tracklist. Destino: os executivos encaminharam a demo para o grupo f(x), que a lançou com o título de “No More”.

Run Devil Run

A música foi descartada do primeiro álbum da cantora americana Kesha e, por conta disso, foi encaminhada para o girlgroup Girl’s Generation, que a lançou em 2010. O clipe da música bateu 101 milhões de visualizações.

This Love

O grande sucesso do Maroon 5, Top 5 na Billboard, marcou a estreia do rapper e cantor G-Dragon em 2006.

Play

Parte do segundo álbum de Jennifer Lopez, o single de 2001 foi regravado em coreano e em inglês para o álbum final do grupo Baby V.O.X.

Timeless

Essa música foi gravada por Kelly Clarkson e Justin Guarini, duas revelações da 1ª temporada do “American Idol”, para o filme de comédia romântica “From Justin To Kelly”, que foi um fracasso de crítica e de público. Como a canção acabou sendo desperdiçada em um projeto mal sucedido, ela ganhou um novo tratamento no K-Pop. Jang Riin e Xiah Junsu regravaram.

Forever

Chris Brown também foi regravado na Coreia do Sul. Seu single de 2008, vice-líder na Billboard e quatro vezes platina nos Estados Unidos, teve os direitos de adaptação vendidos para Mr. Mr. A música ganhou até um novo título, “Do You Feel Me”.

In My Head

Foi o segundo single da carreira de Jason Derulo e foi um sucesso: 5º lugar na Billboard Hot 100, 1º no Reino Unido e na Austrália e múltiplos certificados de platina mundo afora. Pouco mais de um ano depois, a música podia ser ouvida na Coreia do Sul com nova versão, na voz de Brian Joo.

Deal With It

Música do primeiro álbum do cantor e ator Corbin Bleau (ex-“High School Musical”), ela não foi um grande sucesso no ocidente. Mas foi regravada por um dos grupos de K-Pop de maior sucesso, o SHINee. Tem clipe e tudo. O título virou “Juliette”.

Y ¿Si Fuera Ella?

Esse foi um dos grandes sucessos do espanhol Alejandro Sanz, lançado como single principal do álbum “Más” (1997). Virou parte da trilha sonora da novela “Suave Veneno” no Brasil. Mais de dez anos depois, teve os direitos de adaptação vendidos para a SM Entertainment e virou um solo do Jonghyun do SHINee.