Foto: YouTube
in ,

Arcade Fire resgata seu ápice criativo em novo single “The Lightning I, II”

Faixa canaliza a espiritualidade dos tempos de “Neon Bible” e os pianos cintilantes de “The Suburbs”

Como voltar à ativa após um álbum incompreendido e duramente criticado? Fazendo o tipo de coisa pela qual você é conhecido: um hino indie-rock de seis minutos com doses cavalares de emoção. Foi o que o Arcade Fire preparou para seu grande retorno após o fracasso de “Everything Now” (2017). O novo single dos canadenses chama-se “The Lightning I, II” e podemos garantir: é muito bom!

Foto: YouTube

LEIA MAIS:

Obviamente não estamos falando de uma nova “Sprawl II (Mountains Beyond Mountains)”, mas sabe aquela ânsia pelo momento de soltar a voz e cantar junto? Uma habilidade que esta banda entrega consistentemente desde “Wake Up”. Definitivamente é uma faixa que canaliza a espiritualidade dos tempos de “Neon Bible” (2007) e os pianos cintilantes de “The Suburbs” (2010).

Nós podemos fazer isso se você não desistir de mim“, canta Win Butler.

Então se você não desistiu da banda depois de “Everything Now“, considere isto sua recompensa! “The Lightning I, II” é a primeira amostra de “WE“, próximo álbum do grupo, com lançamento programado para 6 de maio. Um comunicado de imprensa diz ser “tanto sobre as forças que ameaçam nos afastar das pessoas que amamos, como se inspira na necessidade urgente de superá-las“.

A “jornada catártica” do álbum segue um arco definível da escuridão à luz ao longo de oito músicas divididas em dois lados distintos – Side ‘I’ (Lado “Eu”) canalizando o medo e a solidão do isolamento e Side ‘WE’ (Lado “Nós”) expressando a alegria e o poder da reconexão”. O colaborador de longa data do Radiohead, Nigel Godrich, produziu o disco ao lado de Win Butler e Régine Chassagne.

Para seu primeiro single oficial em quase cinco anos (sem contar “Generation A”, que eles tocaram no programa especial ‘Stephen Colbert Election Night’ em 2020), os fãs receberam cartões postais fofos que continham as notas do riff efervescente da música.

Eles estrearam o single em um pequeno show discreto e exclusivo em Nova Orleans na noite de segunda-feira (14). Até o título parecia tentador – alguns dos momentos mais épicos da banda são as criações que vêm em pares – “Sprawl I, II”, de ‘The Suburbs‘ -; ou sequenciadas – “Neighbourhood #1, #2, #3, #4”, do álbum de estreia ‘Funeral‘, de 2004.

“The Lightning I, II” certamente vai agradar aos fãs de longa data do Arcade Fire. De alguma forma, parece profundamente sincero e um pouco enervante ao mesmo tempo; enorme em seu som, mas familiar e íntimo para aqueles que os seguem há quase duas décadas.

Tracklist de “WE“:

01. ‘I’
02. ‘Age Of Anxiety I’
03. ‘Age Of Anxiety II (Rabbit Hole)’‘WE’
04. ‘End Of The Empire I-IV’
05. ‘The Lightning I, II’
06. ‘Unconditional I (Lookout Kid)’
07. ‘Unconditional II (Race and Religion)’
08. ‘WE’

Escrito por Daiv Santos

Spotify adiciona novos controles de acesso a playlists colaborativas

VOTE: Qual brother será indicado por Arthur no 9º paredão do BBB22?