Depois de o Spotify divulgar um guia detalhado sobre seu sistema de pagamento, o “Loud and Clear” (em português, “Alto e Claro”), chegou a vez da Apple Music se manifestar quanto a sua forma de remunerar os artistas dentro da plataforma. De acordo com a Variety, a empresa publicou uma carta dentro do painel dos artistas do serviço de streaming em que revelava pagar um centavo de dólar por transmissão.
Segundo a publicação, a divulgação, feita em uma carta aos artistas entregue na sexta-feira por meio do painel do artista do serviço e enviada a gravadoras e editoras, é aparentemente uma resposta ao relatório do concorrente, publicado no mês passado. No entanto, embora as informações do Spotify sejam postadas publicamente para que todos possam ver, a Apple Music optou por manter seus dados limitados a artistas e entidades selecionadas da indústria.
“À medida que a discussão sobre streaming de royalties continua, acreditamos que é importante compartilhar nossos valores. Acreditamos em pagar a cada criador a mesma taxa, que uma peça tem um valor e que os criadores nunca deveriam ter que pagar para apresentar”, disse a Apple na carta – em menção a polêmica campanha publicitária “Marquee” do Spotify lançada no ano passado, em que os artistas pagam essencialmente pela sua própria publicidade.
É importante notar também que os serviços de streaming raramente pagam um artista diretamente: eles pagam ao detentor dos direitos, geralmente uma gravadora, que fica com sua parte e distribui o restante ao artista e quaisquer outras partes com direito. Ambos os serviços pagam aos detentores de direitos com base na participação dos streams totais que seus artistas trazem.
A Apple diz na carta que paga 52% de sua receita de assinaturas para gravadoras; A Spotify diz que paga dois terços de cada dólar de receita aos detentores de direitos, com 75% a 80% disso indo para as gravadoras. Isso cai para 50 a 53 centavos de dólar, dependendo de acordos entre o serviço e diferentes gravadoras, de acordo com o Wall Street Journal.
De acordo com seus relatórios mais recentes, o Spotify tem 155 milhões de assinantes pagantes e 345 milhões de usuários ativos, enquanto a Apple reportou mais de 60 milhões de assinantes de música pela última vez em junho de 2019.