O Oscar 2024 ocorre no domingo (10/3) no Teatro Dolby, em Los Angeles, com transmissão ao vivo via TNT e Max no Brasil. Todo cinéfilo que se preze quer saber quem serão eleitos os melhores do ano, mas algumas categorias na verdade são bastante previsíveis.
Leia mais:
- Oscar 2024 já tem sua primeira polêmica – e envolve um cão
- Oscar 2024: descubra onde ver os 10 indicados a MELHOR FILME!
- Ryan Gosling critica esnobada do Oscar a Margot Robbie e Greta Gerwig
- Bradley Cooper já perdeu 4 Oscars de atuação: veja quem ganhou
Antes do Oscar, ocorrem as premiações dos sindicatos – SAG (de atores), PGA (de produtores) e DGA (de diretores). Os votantes dessas premiações também são membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Ou seja, quem vota nos prêmios dos sindicatos também vota no Oscar e – salvas raras exceções – os resultados não costumam ser diferentes.
MELHOR FILME
“Oppenheimer”, líder de indicações do Oscar 2024, é o mais cotado para o troféu de melhor filme. A cinebiografia do criador da bomba atômica, dirigida por Christopher Nolan, levou o PGA de melhor filme – sempre um termômetro para o Oscar. “Oppenheimer”, na verdade, é o maior vencedor da temporada de premiações. Caso a estatueta vá para outro filme, será uma grande surpresa.
MELHOR DIREÇÃO
Christopher Nolan, de “Oppenheimer”, é o favorito ao prêmio de melhor direção neste ano. Ele ganhou o DGA. Além disso, ele já foi nomeado a oito Oscars ao longo da carreira e nunca ganhou nenhum, o que também pode pesar na hora da Academia votar.
MELHOR ATOR
Se tudo correr como o previsto, “Oppenheimer” abocanhará os principais troféus, sim, incluindo o de melhor ator. O britânico Cillian Murphy, pela primeira vez indicado ao Oscar, é o favorito da categoria. O filme já lhe rendeu o Globo de Ouro, o BAFTA e o SAG.
MELHOR ATRIZ
Essa é uma categoria que pode reservar surpresas. Embora Lily Gladstone (de “Assassinos da Lua das Flores”) tenha vencido o SAG Awards, principal termômetro para o que ocorrerá no Oscar, há uma campanha forte para que Emma Stone (de “Pobres Criaturas”) vença.
Emma ganhou o BAFTA e o Critics Choice Awards. Caso leve o Oscar, será o segundo de sua carreira. Caso Lily vença, será a primeira vez que o Oscar de melhor atriz vai para uma artista indígena.
MELHOR ATOR COADJUVANTE
O troféu de melhor ator coadjuvante deve ficar para Robert Downey Jr., outro nome de “Oppenheimer”. Ele venceu o SAG Awards, o BAFTA, o Globo de Ouro e o Critics Choice Awards. Qualquer resultado diferente disso no Oscar seria um choque.
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Nesta categoria, não há muita discussão. O esperado é que o troféu vá para a atriz Da’Vine Joy Randolph, destaque do filme “Os Rejeitados”. Além do SAG Awards, ela foi contemplada também com o BAFTA, o Critics Choice Awards e o Globo de Ouro.
MELHOR MÚSICA ORIGINAL
A trilha sonora de “Barbie” foi um acontecimento em 2023 e isso deverá ser honrado no Oscar. “What Was I Made For?”, de Billie Eilish, é a grande favorita ao prêmio. Ela é a primeira canção escrita para um filme, desde “My Heart Will Go On”, a levar o Grammy de melhor música.