Após criticar o Spotify e ameaçar retirar suas músicas da plataforma caso não fosse banido um programa do podcaster Joe Rogan, acusado de espalhar desinformação sobre a Covid-19, Neil Young começou a ter suas faixas excluídas do streaming nesta quarta (26). O artista possuía mais de 6 milhões de ouvintes mensais e, agora, ao clicar em suas músicas no Spotify os usuários recebem uma mensagem de “Este conteúdo não está disponível”.
Leia mais:
- Exclusivo: Spotify Singles apresenta grandes artistas em novos ritmos pela 1º vez no Brasil
- Artistas se unem para “boicotar” o Spotify após CEO investir em uma Defense Tech
- Spotify anuncia interação com cartões de call-to-action em anúncios de podcast
De acordo com uma carta publicada no site oficial do artista, Neil Young solicitava que o Spotify escolhesse entre ele e Rogan. “Quero que vocês avisem o Spotify imediatamente HOJE que quero todas as minhas músicas fora da plataforma deles… Eles podem ter Rogan ou Young. Não os dois”, escreveu Young na carta, de acordo com o Wall Street Journal. Depois da carta apagada, em outra declaração, ele rotulou o Spotify de “lar da desinformação sobre Covid que coloca vidas em risco”, além de ter “mentiras sendo vendidas por dinheiro”.
Em seu site, Young afirmou que ficou sabendo do problema ao saber da união de centenas de cientistas, professores e especialistas em saúde pública em um pedido para que a plataforma retirasse do ar um episódio do podcast de Rogan. Nele, o apresentador conversava com imunologista que, segundo o grupo, divulgava “diversas mentiras sobre vacinas contra a Covid”.
Vale destacar que Rogan, de 54 anos, é o apresentador do “The Joe Rogan Experience“, o podcast mais bem avaliado do Spotify, que tem direitos exclusivos do programa. Por isso, em resposta, a plataforma disse que tem “uma grande responsabilidade em equilíbrio para os ouvintes. Detalhamos as políticas de conteúdo e removemos mais de 20 mil problemas de podcast relacionados à Covid desde o começo da pandemia”.
“Sentimos muito pela decisão de Neil em remover sua música do Spotify, mas esperamos recebê-lo de volta em breve”, finalizou a plataforma.