O Spotify removeu mais de 100 episódios do popular podcast de Joe Rogan após mais uma onda de críticas, dessa vez com acusações racistas, de acordo com informações da Bloomberg. Neste sábado (5), o comediante, acusado de ter usado palavras e insultos racistas em seu programa, pediu desculpas publicamente por meio de um vídeo publicado em seu perfil no Instagram.
O comediante já vinha sofrendo represarias após se posicionar contra vacina do covid-19, o que ocasionou a retirada do catálogo musical de Neil Young da plataforma e a mobilização de diversos outros artistas contra o posicionamento do Spotify frente aos comentários negacionistas de Joe em seu podcast.
Leia mais:
- Spotify perde valor de mercado após artistas ameaçarem deixar plataforma
- Após polêmica antivacina, Spotify remove músicas à pedido de Neil Young
- Tendência global: Neil Young vende 50% dos seus royalties musicais
Na publicação de desculpas, Joe escreveu: “Tem muita merda dos episódios antigos do podcast que eu gostaria de não ter dito, ou ter dito de forma diferente”.
Ainda de acordo com a Bloomberg, o vídeo aumentou as críticas a Rogan, que é o apresentador de podcast mais popular do mundo. Uma leva de músicos e podcasters já pediram ao Spotify para retirar seu trabalho por causa de Rogan, que recebeu céticos das vacinas Covid-19 e convidados acusados de transfobia.
O Spotify derrubou dezenas de episódios da Joe Rogan Experience, a pedido do comediante após conversas com a empresa. Todos os episódios foram gravados antes de Rogan assinar seu contrato com o Spotify. Vale destacar que, há alguns dias, o presidente-executivo do Spotify, Daniel Ek, disse que a empresa não tem controle criativo sobre o programa e apenas removeria episódios que violassem as diretrizes de conteúdo da plataforma.
Rogan começou a hospedar seu podcast em 2009 e, ao longo dos anos, acumulou milhões de ouvintes fiéis. Em maio passado, o Spotify anunciou que havia garantido os direitos exclusivos para distribuir seu programa, um acordo no valor de mais de US$ 100 milhões.
Por fim, o comediante expressou remorso por usar o insulto racial, mas também disse que suas palavras foram tiradas de contexto. Joe revelou que costumava usar a palavra ao falar sobre outros comediantes ou eventos de notícias.