O Spotify anunciou que o diretor financeiro Paul Vogel deixará a empresa no próximo ano e está em busca para encontrar um substituto.
Vogel já tem data marcada para o seu último dia de trabalho no Spotify: 31 de março de 2024. Com a saída do executivo da empresa, Ben Kung, vice-presidente de planejamento e análise financeira, “assumirá responsabilidades ampliadas” para apoiar o realinhamento de sua equipe de liderança financeira pela empresa, segundo o serviço de streaming.
Leia Mais:
- Spotify anuncia demissão de mais de 1.500 funcionários em terceiro layoff do ano
- Spotify: Pesquisas sobre BBB23 crescem 733% na plataforma
- Monte seu festival! Quais artistas estariam no line-up?
A notícia da saída de Paul Vogel veio depois que o Spotify anunciou, em 4 de dezembro, que demitiria 17% de sua força de trabalho, eliminando cerca de 1.500 empregos em todo o mundo. Daniel Ek, fundador e CEO da plataforma, disse em comunicado que a empresa “está entrando em uma nova fase e precisa de um CFO com uma combinação diferente de experiências”.
“O Spotify embarcou em uma evolução nos últimos dois anos para alinhar nossos gastos com as expectativas do mercado e, ao mesmo tempo, financiar as oportunidades de crescimento significativas que continuamos a identificar”, disse Daniel Ek, fundador e CEO do Spotify. “Conversei muito com Paul sobre a necessidade de equilibrar cuidadosamente esses dois objetivos. Com o tempo, chegamos à conclusão de que o Spotify está entrando em uma nova fase e precisa de um CFO com um mix diferente de experiências.”
De acordo com a Variety, Ek disse que o Spotify e Vogel “decidiram se separar, mas estou muito grato pela mão firme que Paul forneceu no apoio à expansão de nossos negócios durante uma pandemia global e uma incerteza econômica sem precedentes”.
No dia 5 de dezembro, Vogel exerceu 47.859 opções de ações em uma venda no valor de US$ 9,38 milhões, de acordo com um documento da SEC. Isso ocorreu após um salto de 7,5% no preço das ações do Spotify, em 4 de dezembro, após o anúncio das demissões pela empresa, como aponta a Variety.
No terceiro trimestre, o Spotify relatou 574 milhões de usuários, incluindo 226 milhões de assinantes em 184 mercados.
Paul Vogel
Paul Vogel ingressou no Spotify em 2016 para liderar as relações com investidores e as equipes de Planejamento e Análise Financeira e Tesouraria da empresa. Ele assumiu a função de CFO em janeiro de 2020, substituindo o anterior diretor financeiro Barry McCarthy.
Antes de ingressar no Spotify, Vogel passou a maior parte de sua carreira na comunidade de investimentos como gestor de portfólio e analista de pesquisa de ações. Mais recentemente, atuou como diretor administrativo e chefe da equipe de pesquisa de patrimônio de mídia e internet no Barclays.
Antes do Barclays, Vogel ocupou vários cargos em finanças, inclusive como gestor de portfólio na AllianceBernstein e analista de pesquisa no Morgan Stanley e DLJ.