O Fortnite anunciou na sexta-feira (17) o Bandcamp está organizando a estação ‘Radio Underground’ até 8 de março, que contará com a curadoria de músicas de 11 artistas, incluindo a banda de rock neozelandesa The Beths, a banda californiana de noise pop Starflyer 59 e a banda pop punk Gladie.
A Epic Games, fabricante do Fortnite e da Unreal Engine, adquiriu a loja de música online e a plataforma direta ao fã Bandcamp em março do ano passado. Em um comunicado na época, a empresa afirmou que o objetivo era construir um ecossistema de mercado de criadores para conteúdo, tecnologia, jogos, arte e música.
Leia Mais:
- “Fortnite”: Atualização 23.20 adiciona novidades ao battle royale
- “Fortnite”: Celebração de 5 anos terá novas tarefas e itens de recompensa
- Dona do ‘Fortnite’, Epic Games compra Bandcamp e amplia estratégia musical
Segundo o Music Business Worldwide, o Activeplayer.io estima que o Fortnite teve aproximadamente 390 milhões de usuários registrados no primeiro trimestre de 2021 e que houve uma média de 229 milhões de jogadores mensais médios nos últimos 30 dias.
O uso da música de artistas independentes como trilha sonora para um público altamente engajado serve como uma ferramenta promocional valiosa. Isso porque será ouvida por potencialmente milhões de jogadores do Fortnite, alguns dos quais podem visitar as páginas do Bandcamp desses artistas, onde eles vendem produtos e músicas.
Além disso, para a Epic Games, conforme observado pelo The Verge, a aquisição do Bandcamp deu à empresa ‘acesso fácil e ético a músicas licenciadas’.
The Verge ainda aponta, citando um porta-voz da Epic Games, que toda a música apresentada na estação com curadoria também é ‘adequada para ser transmitida em plataformas como Twitch’.
Ao anunciar a aquisição do Bandcamp em março do ano passado, a Epic Games disse que a empresa junto a plataforma compartilham a missão de construir um negócio mais amigável ao artista que permite aos criadores manter a maior parte de seu dinheiro suado.
Para o Bandcamp, a última parte dessa visão se materializou em iniciativas como o Bandcamp Fridays, lançado no início de 2020 no auge da pandemia da covid-19, quando os bloqueios afetaram os ganhos de artistas independentes em turnês e shows.
Em resposta, a empresa abriu mão de sua parcela da receita e doou todas as vendas aos artistas por 24 horas em 20 de março de 2022. A comunidade do Bandcamp gastou 4,3 milhões de dólares em música e merchandising naquele dia, cerca de 15 vezes mais do que gastam em uma sexta-feira normal. Os lucros foram todos direcionados aos artistas. A plataforma continuou a iniciativa nas primeiras sextas-feiras de cada mês seguinte.
Durante 21 sextas-feiras, o Bandcamp pagou mais de 78 milhões de dólares a artistas e gravadoras. Quase 800 mil fãs já participaram do programa Bandcamp Fridays.
A aquisição do Bandcamp pela Epic Games
A aquisição do Bandcamp pela Epic Games, apoiada pela Sony Corp e avaliada em cerca de 32 bilhões de dólares, marcou uma expansão mais profunda no negócio da música para a empresa, depois de adquirir a Harmonix, criadora das populares franquias Rock Band e Dance Central por um período não revelado.
No entanto, quando a Epic Games comprou a Harmonix insinuou planos ambiciosos na música, afirmando que colaboraria de perto para desenvolver jornadas musicais e jogabilidade para Fortnite.
O principal jogo da empresa, Fortnite, também serviu como uma apresentação virtual bem frequentada e espaço de estreia de vídeo para várias estrelas importantes, enquanto seu Unreal Engine é usado como base para videoclipes 3D criados pelos Immersive Music Studios da Sony Music.